18 de maio de 2021

Uma visita rápida e agitada

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passou pouco mais de três horas em Manaus nesta sexta-feira (23), o suficiente para agitar muito a cidade e as redes sociais. Ele inaugurou a segunda etapa do Centro de Convenções Vasco Vasquez, distribuiu simbolicamente cestas básicas, reuniu-se com lideranças evangélicas e recebeu o título de Cidadão do Amazonas. Aliás, foi a honraria que agitou as ruas. Manifestações a favor e contra a autoridade foram registradas na imediações do prédio que ele inaugurou. Os contrários inicialmente se concentraram na Assembleia Legislativa, mas quando perceberam que ele não iria ao local deslocaram-se para onde ele estaria. A Polícia Militar teve trabalho para conter os manifestantes, que por pouco não entraram em confronto. Apenas os favoráveis foram admitidos – em um número menor – no salão onde foi realizado o evento. Para encerrar a visita, o chefe da Nação foi ao estúdio de uma televisão local para conceder entrevista a um comunicador aliado.

EVANGÉLICO

Na reunião com pastores evangélicos convocados pelo deputado federal Silas Câmara (Republicanos), Bolsonaro recebeu uma oração e voltou a afirmar que nomeará um ministro da religião para o Supremo Tribunal Federal. Ele não citou nomes, mas o advogado geral da União, pastor presbiteriano André Esteves, é o favorito para substituir o ministro Marco Aurélio Mello, que se aposenta em julho.

INVESTIMENTO

turismo
Foto: Divulgação

O turismo do Amazonas receberá recursos da ordem de R$ 128 milhões, destinados à recuperação do setor, após os impactos ocasionados pela pandemia de Covid-19. O anúncio foi feito durante a solenidade de hoje pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, e pelo presidente Jair Bolsonaro.

BOA NOTÍCIA

O município de Manaus apresentou este ano, de 1º de janeiro a 19 de abril, uma redução de 50,3% no número de casos de malária, em comparação com o mesmo período de 2020. As zonas Norte e Leste, com redução de 85,7% e 57,2%, respectivamente, são destaques na diminuição dos casos registrados da doença pela Prefeitura de Manaus, que tem como principal vetor de transmissão o mosquito Anopheles darlingi.

GEOREFERENCIAMENTO

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano adquiriu a tecnologia e softwares para usar drones nos processos de georreferenciamento de áreas necessários para a regularização fundiária na capital amazonense. Nesta sexta-feira (23) foram iniciados os trabalhos de voo de aeronave não tripulável no bairro Novo Reino 1, zona Leste, começando o projeto de vetorização das habitações e imóveis que serão regularizados.

ESGOTO

Engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus vão iniciar, a partir de maio, a elaboração do novo diagnóstico do Sistema de Esgotamento Sanitário da capital amazonense. Os dados coletados deverão nortear decisões importantes em torno do saneamento básico da cidade.

AGENDA

Com 16 pautas prioritárias, entre emendas à Constituição e leis ordinárias, todas de interesse direto do setor que representa a base da economia amazonense, a Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas 2021 foi repassada pelos presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas e Centro da Indústria do Estado do Amazonas, Antonio Silva e Wilson Périco, respectivamente, ao Congresso Nacional, por meio do primeiro vice-presidente da mesa diretora da Câmara dos Deputados, deputado Marcelo Ramos (PL/AM). 

VACINAÇÃO

Pecuaristas de 41 municípios do Amazonas têm até o próximo dia 30 para vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades contra a febre aftosa. A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado alerta que a imunização é um compromisso do produtor para a manutenção do status sanitário livre da doença e que o não cumprimento dessa obrigação gera multas e restrições.

INTERCÂMBIO

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos iniciou tratativas para criação de um Projeto de Lei que pretende instituir parceria sociocultural entre a capital amazonense e San Salvador, capital de El Salvador, visando à criação de ações de caráter integrativo, pautadas no desenvolvimento sustentável, na preservação da cultura e no intercâmbio de experiências entre as duas cidades.

FRASES

bolsonaro

“Em julho eu vou nomear o ministro terrivelmente evangélico.” Jair Bolsonaro (sem partido), em reunião com lideranças evangélicas em Manaus

“Já antecipo o voto não”. Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual, ao saber da tentativa de conceder o título de Cidadão do Amazonas ao ministro do Turismo, Celso Machado

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email