Pesquisar
Close this search box.

Uma TV nova e com identidade cabocla

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/09Setembro/19/2309_A2a%20(1).jpg

Em solenidade realizada na manhã de ontem, na sede do governo estadual, aconteceu a assinatura do contrato de associação entre a agora TV Encontro das Águas, do Governo do Amazonas, e a TV Brasil, do Governo Federal.

Em seu discurso, o diretor geral da TV Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, avisou que no primeiro minuto do dia 20 de setembro de 2019 havia nascido a nova TV pública do Amazonas.

“É um marco significativo na história da televisão pública do Estado. Assim que assumi a direção geral da TV Cultura, o governador Wilson Lima pediu que ela fosse renovada. Nestes nove meses de gestão, aumentamos a grade de programação da TV com mais jornalismo e programação local, e conquistamos mais audiência”, falou.

“Um pesquisa mostrou que 69% dos entrevistados acreditavam que a TV Cultura Amazonas era a mesma TV Cultura São Paulo. Foi um orgulho termos retransmitido o sinal da TV Cultura São Paulo desde 1993, mas chegara a hora de mudar e termos uma identidade própria”, disse.

Em seguida foram apresentados vídeos mostrando a trajetória do canal, no ar desde 1971, como TV Educativa; depois TV Cultura, a partir de 1993; e agora TV Encontro das Águas, com programação local e da TV Brasil.

“Nosso slogan agora é: O Amazonas é Brasil”, comemorou.

Manaus se tornou a primeira capital a ter uma TV pública associada com a TV Brasil e, de quebra ainda ganhou uma emissora de rádio, a Encontro das Águas 97.7, que entrará no ar no próximo mês, e o canal 20 de TV, em Parintins.

Às 19h15 foi ao ar, em rede nacional, a primeira matéria produzida pela Encontro das Águas, contando a história e fatos curiosos sobre esse fenômeno natural que tanto encanta os turistas. Às 21h foi exibida a ópera Maria Stuarda, apresentada este ano no Festival Amazonas de Óperas, gravada pela TV Cultura, no Teatro Amazonas, e transmitida ao vivo para todo o Brasil.

A primeira associada do país

Outro ponto alto da solenidade foi a cessão, pela Superintendência do Patrimônio da União, de um terreno no km 2 da BR 174, onde estavam os transmissores ociosos da TV Cultura para o governo do Estado “que poderá usá-lo da maneira que achar melhor”, concluiu o superintendente Alessandro Cohen.

Já o diretor-presidente da TV Brasil, general de Exército Luiz Carlos Pereira Gomes, disse ser um orgulho estar participando do evento histórico, pois “a TV Brasil está passando por transformações e terá canais de TV e rádio em todas as capitais do país, começando pelo Amazonas”.

“A partir de agora teremos uma programação conjunta, com programas locais sendo exibidos na grade da TV Brasil. O que temos a oferecer: uma programação de qualidade, com conteúdo e credibilidade”, destacou o general.

O governador Wilson Lima agradeceu os anos de parceria com a TV Cultura de São Paulo, mas confirmou ser um momento história o encerramento desta parceria e o início da associação com a TV Brasil.

“O Amazonas é o maior Estado do planeta, temos uma imensa floresta protegida, riquezas imensuráveis e uma população pobre que, em muitos locais não tem sequer água potável, ainda que esteja cercada por rios”, afirmou.

“A associação das duas TVs abre uma possibilidade a mais de comunicação com o interior do Estado, porque até hoje, TV’s, rádios e jornais impressos continuam sendo os meios de comunicação com maior credibilidade. Estou empolgado e animado com a TV Encontro das Águas, que está entrando numa nova fase, buscando a nossa identidade cabocla”, concluiu.

Sobre o terreno na BR 174 cedido para o Estado, Wilson Lima adiantou que será a área definitiva destinada à realização da Expoagro, já a partir do próximo ano.              

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar