24 de fevereiro de 2021

Uma semana movimentada na política

Esta será uma semana decisiva para as articulações em torno da eleição municipal. Em Manaus, ainda existem 14 pré-candidatos a prefeito em movimentação, mas a coluna apurou que no máximo nove chegarão ao dia 16 de setembro, prazo final para a realização das Convenções Partidárias, como candidatos. Surgiram surpresas de última hora, como a chapa puro sangue do PC do B, que terá na cabeça o advogado Marcelo Amil, filiado à legenda há apenas três meses. O empresário Orsine Oliveira Junior (PMN) também garante que sua candidatura é irreversível, o que coloca mais um nome novo na prateleira. As pesquisas por enquanto não surpreendem. Elas ainda apontam o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) como favorito para chegar ao segundo turno e o ex-deputado David Almeida (Avante) como seu perseguidor mais constante. O que tem variado bastante são os índices atribuídos aos pré-candidatos que se posicionam entre a terceira e a décima posições.

DE FORA

O advogado Francisco Balieiro, que já foi prefeito de Tabatinga e juiz de Direito, seria o candidato do PC do B a prefeito de Manaus, mas depois de passar por uma traumática internação devido à Covid-19 em abril, ele repensou e decidiu abrir mão da disputa para cuidar melhor das sequelas que adquiriu, especialmente no pulmão.

INAUGURAÇÃO

O governador Wilson Lima (PSC) inaugurou, ontem, durante o lançamento do programa “Saúde Amazonas”, a nova sede do complexo regulador, que passa a se chamar Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames. O prédio próprio é compartilhado com a Unidade Gestora de Projetos Especiais, no Centro de Manaus, eliminando o gasto com aluguel da antiga estrutura. 

TRANSFERÊNCIA

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas, no Polo do Baixo Amazonas, obteve medida liminar neste domingo, 30, para que uma gestante com Covid-19 seja transferida com urgência para leito adequado à gravidez de risco, em Manaus. A mulher está internada no Hospital Jofre Cohen, em Parintins, e os familiares dela procuraram a Defensoria para atendimento.

DE VOLTA

Em setembro, o Teatro Amazonas volta a receber o público em espetáculos, com 50% da capacidade, seguindo as orientações do Decreto nº 42.550, do Governo do Amazonas. O espaço, administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, oferecerá uma agenda de eventos com concertos, shows e exibição de um filme, além de visitas noturnas durante os ensaios dos Corpos Artísticos, com agendamento pelo Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

VIOLÊNCIA

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania realizou 7.250 atendimentos, por meio do projeto Nova Rede Mulher, para mulheres que sofreram algum tipo de agressão dentro das suas residências ou no convívio familiar, no período de 1° de janeiro a 31 de julho deste ano.

AMAZÔNIA

Com a proximidade do Dia da Amazônia (5 de setembro) e em razão da importância do debate público sobre a preservação da floresta, acontece nesta quinta-feira (03) o primeiro encontro virtual “Diálogos pela Amazônia”. A conversa entre secretários de Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal terá como pauta  as “lições e ações no combate aos incêndios florestais” e será mediada pela jornalista Paulina Chamorro. O diálogo inicia às 17h (horário de Manaus) e será transmitido pelo canal da Sema Mato Grosso no YouTube.

PESQUISA

A Universidade do Estado do Amazonas publica o edital do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e oferece 15 vagas para licenciados ou bacharéis com diploma de graduação devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. As vagas são para duas linhas de pesquisa: ‘Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas’ e ‘Educação, Saberes e Culturas’.

HISTÓRICA

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas completou ontem 128 anos de existência. A instituição centenária, responsável pelo acervo histórico do Estado, tem se tornado referência em inovação e modernização na gestão e nos serviços oferecidos, tendo o ano de 2020 como um marco pela consolidação de uma estratégia de negócios empreendedora, visando economia para o Estado do Amazonas, gerando celeridade e transparência aos atos do governo.  Da implantação e modernização de novos serviços e produtos até a recente certificação da ISO 9001:2015, motivos não faltam para celebrar a data.

FRASES

“A violência contra a mulher é algo inadmissível e nós, homens, precisamos tratá-las com respeito e carinho que merecem.” Joelson Silva (Patriota), presidente da Câmara Municipal de Manaus

“Não é mais possível que não exista um único leito de UTI no interior do Amazonas.” Francisco Balieiro, advogado, lamentando a morte de um irmão em Tabatinga, por conta da Covid-19, devido à falta de UTI

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email