Pesquisar
Close this search box.

Uma semana movimentada na política

Uma semana movimentada na política

Esta será uma semana decisiva para as articulações em torno da eleição municipal. Em Manaus, ainda existem 14 pré-candidatos a prefeito em movimentação, mas a coluna apurou que no máximo nove chegarão ao dia 16 de setembro, prazo final para a realização das Convenções Partidárias, como candidatos. Surgiram surpresas de última hora, como a chapa puro sangue do PC do B, que terá na cabeça o advogado Marcelo Amil, filiado à legenda há apenas três meses. O empresário Orsine Oliveira Junior (PMN) também garante que sua candidatura é irreversível, o que coloca mais um nome novo na prateleira. As pesquisas por enquanto não surpreendem. Elas ainda apontam o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) como favorito para chegar ao segundo turno e o ex-deputado David Almeida (Avante) como seu perseguidor mais constante. O que tem variado bastante são os índices atribuídos aos pré-candidatos que se posicionam entre a terceira e a décima posições.

DE FORA

O advogado Francisco Balieiro, que já foi prefeito de Tabatinga e juiz de Direito, seria o candidato do PC do B a prefeito de Manaus, mas depois de passar por uma traumática internação devido à Covid-19 em abril, ele repensou e decidiu abrir mão da disputa para cuidar melhor das sequelas que adquiriu, especialmente no pulmão.

INAUGURAÇÃO

O governador Wilson Lima (PSC) inaugurou, ontem, durante o lançamento do programa “Saúde Amazonas”, a nova sede do complexo regulador, que passa a se chamar Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames. O prédio próprio é compartilhado com a Unidade Gestora de Projetos Especiais, no Centro de Manaus, eliminando o gasto com aluguel da antiga estrutura. 

TRANSFERÊNCIA

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas, no Polo do Baixo Amazonas, obteve medida liminar neste domingo, 30, para que uma gestante com Covid-19 seja transferida com urgência para leito adequado à gravidez de risco, em Manaus. A mulher está internada no Hospital Jofre Cohen, em Parintins, e os familiares dela procuraram a Defensoria para atendimento.

DE VOLTA

Em setembro, o Teatro Amazonas volta a receber o público em espetáculos, com 50% da capacidade, seguindo as orientações do Decreto nº 42.550, do Governo do Amazonas. O espaço, administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, oferecerá uma agenda de eventos com concertos, shows e exibição de um filme, além de visitas noturnas durante os ensaios dos Corpos Artísticos, com agendamento pelo Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

VIOLÊNCIA

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania realizou 7.250 atendimentos, por meio do projeto Nova Rede Mulher, para mulheres que sofreram algum tipo de agressão dentro das suas residências ou no convívio familiar, no período de 1° de janeiro a 31 de julho deste ano.

AMAZÔNIA

Com a proximidade do Dia da Amazônia (5 de setembro) e em razão da importância do debate público sobre a preservação da floresta, acontece nesta quinta-feira (03) o primeiro encontro virtual “Diálogos pela Amazônia”. A conversa entre secretários de Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal terá como pauta  as “lições e ações no combate aos incêndios florestais” e será mediada pela jornalista Paulina Chamorro. O diálogo inicia às 17h (horário de Manaus) e será transmitido pelo canal da Sema Mato Grosso no YouTube.

PESQUISA

A Universidade do Estado do Amazonas publica o edital do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e oferece 15 vagas para licenciados ou bacharéis com diploma de graduação devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. As vagas são para duas linhas de pesquisa: ‘Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas’ e ‘Educação, Saberes e Culturas’.

HISTÓRICA

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas completou ontem 128 anos de existência. A instituição centenária, responsável pelo acervo histórico do Estado, tem se tornado referência em inovação e modernização na gestão e nos serviços oferecidos, tendo o ano de 2020 como um marco pela consolidação de uma estratégia de negócios empreendedora, visando economia para o Estado do Amazonas, gerando celeridade e transparência aos atos do governo.  Da implantação e modernização de novos serviços e produtos até a recente certificação da ISO 9001:2015, motivos não faltam para celebrar a data.

FRASES

“A violência contra a mulher é algo inadmissível e nós, homens, precisamos tratá-las com respeito e carinho que merecem.” Joelson Silva (Patriota), presidente da Câmara Municipal de Manaus

“Não é mais possível que não exista um único leito de UTI no interior do Amazonas.” Francisco Balieiro, advogado, lamentando a morte de um irmão em Tabatinga, por conta da Covid-19, devido à falta de UTI

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar