Pesquisar
Close this search box.

Uma quadrilha parlamentar

Uma quadrilha parlamentar

A Polícia Federal prendeu ontem Sergio Vianna, pai do deputado estadual Saulo Vianna (PTB) e o presidente do boi-bumbá Caprichoso, Jender Lobato, irmão do vereador eleito de Manaus Jander Lobato (PTB). Os dois lideravam uma organização criminosa que fraudou licitações do transporte escolar de Presidente Figueiredo (a 110 quilômetros da capital), ao longo do ano de 2017. O superfaturamento apenas na transação investigada seria de R$ 4 milhões, em um contrato total de R$ 13 milhões. A quadrilha “ganhou” o serviço e o terceirizou. Há suspeitas de que fizeram isso em outros municípios. Empresário, o parlamentar chegou à Assembleia Legislativa fazendo uma campanha milionária. Ele inclusive chegou a ser preso logo após o pleito, em 2018, acusado de crime eleitoral – compra de votos. Hoje, tem grande influência no Governo do Estado e a usou para eleger pelo menos dois candidatos a vereador, além de ter apoiado aliados no interior – candidatos a prefeito – alguns dos quais foram bem sucedidos. Trata-se de uma quadrilha parlamentar.

SEMANA DECISIVA

Como esta coluna previu na semana passada, os últimos dias da campanha para prefeito de Manaus têm sido intensos, com muitos ataques de lado a lado. Os dois candidatos passaram a usar expressões fortes nos últimos dias. David Almeida (Avante) disse que os apoiadores de Amazonino Mendes (Podemos) eram gângsters. Este último respondeu dizendo que ao aliados do adversário “saquearam o Estado nos últimos anos”.

APOIOS

Enquanto os comissionados do Governo do Estado estão engajados na campanha de David Almeida, os da Prefeitura de Manaus estão sendo discretamente aconselhados a empunhar a bandeira de Amazonino Mendes. O problema é que os primeiros têm pelo menos dois anos para manter os cargos, enquanto os últimos estão prestes a deixar os postos depois de oito belos anos.

CONCILIAÇÃO

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas informou que 5.903 processos já constam na pauta do mutirão de audiências da Semana Nacional da Conciliação, que neste ano ocorre no período de 30 de novembro a 4 de dezembro. 

PARCERIA

Visitando o Amazonas pela primeira vez, o embaixador internacional do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion), Ricardo Lomaski, conheceu toda a estrutura institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e, também, as ações que são desenvolvidas pelo Samsung Ocean Center /UEA. O objetivo da visita foi discutir a consolidação de parceria por meio de acordo de cooperação técnica entre as instituições.

CAMPANHA

Para reforçar que a pandemia não acabou, o Governo do Amazonas lançou uma campanha que conta com artistas populares do Estado para alertar a população sobre a importância da prevenção à Covid-19. A ideia é mostrar que as pessoas devem fazer sempre o certo e reforçar, para aqueles que estão esquecendo dos cuidados de prevenção, que a Covid-19 ainda é uma ameaça à saúde e que todos devem se proteger.

VOLTA ÀS AULAS

Cinquenta mil alunos da rede estadual retornaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (23), em 69 escolas de ensinos Fundamental e Médio, situadas em 12 municípios da Região Metropolitana de Manaus. Todas as unidades passaram por adequações estruturais para garantir o cumprimento dos protocolos de saúde e combater a Covid-19, promovendo um retorno seguro para alunos e profissionais de educação.

PIRARUCU

Fonte de proteína animal, o pirarucu (Arapaima gigas) está entre os peixes mais apreciados do Amazonas, e para fortalecer a cadeia produtiva da pesca manejada da espécie, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas está intensificando a assistência técnica mediante regularização de pescadores, apoio na formação de organizações comunitárias e emissão de documentos essenciais para acesso às políticas de subvenção federal e estadual.

WEBINÁRIO

As discussões em torno do tema “Monitoramento Ambiental: Tecnologias inovadoras aplicadas à conservação da Amazônia” darão a tônica do segundo painel da Semana de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SCT) 2020, que acontece hoje, das 16h às 17h (horário Manaus). O evento será realizado no formato webnário e terá transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) no Youtube (Sedecti Amazonas). O webinário também será transmitido pelas páginas no Facebook da Sedecti e da TV Encontro das Águas.

FRASES

“Os apoiadores dele são gângsters.” David Almeida (Avante), candidato a prefeito de Manaus, referindo-se a Amazonino Mendes (Podemos)

novo

“Os aliados dele saquearam a Saúde do Estado”. Amazonino Mendes (Podemos), candidato a prefeito de Manaus, sobre o adversário

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar