Pesquisar
Close this search box.

Uma projeção alentadora

Uma projeção alentadora

Manaus não terá uma segunda onda ou nova explosão de casos graves e de mortes por conta da Covid-19 e será a primeira cidade brasileira a vencer a pandemia do novo coronavírus. É o que garante o 10º Boletim do Atlas ODS Amazonas, elaborado por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas. O professor José Henrique dos Santos, que coordena o estudo, garante que, mesmo com o número expressivo de novos casos (uma média superior a mil casos por dia), a curva de óbitos vem caindo e deve se estabilizar por volta do dia 17 de junho. A justificativa é de, que após provocar alta letalidade, o vírus acabou evoluindo, apresentando nos hospedeiros (pessoas) sintomas mais brandos, ou seja, vai continuar reproduzindo e infectando mais pessoas, mas agora de forma menos letal. Isso justifica também a drástica redução no número de novas internações nos hospitais. Não é o primeiro prognóstico com este foco feito por pesquisadores de instituições amazonenses e significa um alento.

NOVO PRAZO

O Tribunal de Justiça do Amazonas, em virtude do cenário de pandemia, prorrogou o prazo de validade do concurso público realizado para ingresso no cargo de Juiz Substituto de Carreira, que seria encerrado no próximo dia 21 de junho. A decisão vale enquanto estiver vigente o Decreto Legislativo de número 6, de 20 de março de 2020, que orientou as ações enquanto durar o combate à Covid-19.

DENÚNCIA

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e Caixa Dois Eleitoral ingressou junto à Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais do Ministério Público do Estado do Amazonas com representação contra o vereador da Câmara Municipal de Manaus, Carlos Portta  (PSB),  por campanha antecipada e abuso do poder econômico. Ele estaria distribuindo máscaras de proteção na zona Norte da cidade.

ELEIÇÃO, SIM

O senador Eduardo Braga (MDB) informou, em live inédita com novos e atuais vereadores do partido no Amazonas, que a eleição municipal acontecerá neste ano. O encontro virtual reuniu diversos integrantes da sigla da capital e de 42 municípios do interior, que manifestaram preocupação com a proposta de adiamento da eleição por conta da pandemia da Covid-19.

APLAUSO

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), manifestou-se nas redes sociais elogiando a atitude do presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM/AP), que devolveu ao governo federal a Medida Provisória 979, que dava ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, o poder de indicar os reitores das principais universidades federais do país.

WEINTRAUBIZINHOS

“O ministro queria um monte de Weintraubzinhos ensinando fascismo aos jovens. Me fez lembrar dos tempos da ditadura, onde haviam políticos biônicos que não foram eleitos pelo povo, pelo voto direto. Não podemos deixar que isso aconteça novamente, vamos continuar lutando para defender a democracia. E, ao ministro da Educação, cabe abrir um diálogo para que, de fato, medidas efetivas sejam colocadas em prática em prol da educação brasileira”, ponderou Arthur. 

IDOSOS

Em alusão ao junho violeta, mês de conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa,a Secretaria de Estado da Assistência Social preparou uma programação variada e online para orientar e informar a população sobre os tipos de crimes cometidos contra os idosos, principalmente em tempos de isolamento social por causa da pandemia do coronavírus. As ações têm apoio dos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso e envolvem uma série de atividades, como campanhas, frases de advertências, por meio dos grupos de WhatsApp, lives sobre o tema e vídeos no facebook.

PASSEIO VIRTUAL

Um dos espaços culturais que remete à ancestralidade e à identidade do povo manauara, o Museu da Cidade ganhou destaque ao receber o seu primeiro “passeio virtual”, transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Manaus. O local, situado no Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus, permanece fechado por tempo indeterminado como medida de prevenção ao novo coronavírus, causador da Covid-19.

REFORMA

Na segunda-feira (15) será realizado o primeiro encontro virtual do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais, com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube, das 13h às 17h, no horário de Manaus. O encontro tem o intuito de ampliar a discussão em torno da reforma tributária, que pode impactar diretamente no principal modelo econômico da região amazônica, a Zona Franca de Manaus.

FRASES

“Hoje nós lutamos contra dois inimigos: o vírus que causa a Covid-19 e a fome.” Elizabeth Valeiko Ribeiro, primeira dama de Manaus

“O setor primário foi o que menos sentiu os efeitos da pandemia”. Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, em visita aos campos de soja de Humaitá

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar