Pesquisar
Close this search box.

Uma obra no mínimo polêmica

Após a divulgação da obra para construção de mais um anexo no prédio da Câmara Municipal de Manaus, no Diário Oficial da Casa Legislativa, o vereador Rodrigo Guedes (PSC) criticou a iniciativa que, segundo informações internas, pode custar cerca de R$ 40 milhões. Na sexta-feira (3) foi publicado aviso de licitação. O recurso poderia ser utilizado de milhares de formas possíveis melhores, segundo o parlamentar, que foi o único até agora se manifestou sobre o assunto. Ele destacou que a verba utilizada poderia ser direcionada à Prefeitura de Manaus para o investimento em programas sociais para a população do município, como o Auxílio Manauara.  Além disso, relembrou outras áreas que deveriam receber atenção do Poder Legislativo, como a Feira do Santo Antônio, em frente à Câmara Municipal, e a Mini Vila Olímpica Jair Sampaio, também nas proximidades da Casa, que necessitam de reformas urgentes.

PLANEJAMENTO

Com o objetivo de orientar instituições de ensino com o planejamento do próximo ano letivo, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas realiza na próxima quinta-feira (16), a partir das 14h, o 1° Encontro Jurídico e Econômico Sinepe-AM. O evento, voltado para gestores e mantenedores, será totalmente on-line. 

LGPD

Segundo a presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha, essa é uma oportunidade para os gestores conhecerem e tirarem dúvidas de assuntos que fazem parte do dia a dia das instituições de ensino, como planilha de custos, Lei Geral de Proteção de Dados e contratos de prestação de serviços. “Para falar sobre esses assuntos estamos trazendo dois especialistas na área, o economista Eugênio Cunha e o advogado Rodrigo Melo”, informou.

VISITA

O prefeito David Almeida (Avante) e a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, passam parte do final de semana com a comitiva do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que está em Manaus para conhecer o modelo de Unidade Básica de Saúde Fluvial do município e assinar portarias relativas a incentivos financeiros federais para atenção básica às comunidades ribeirinhas e assistência à saúde dos adolescentes.

MAPA

Com o avanço da terceira e última fase do projeto Mapa de Manaus, etapa que visa atualizar a base do Cadastro Imobiliário Municipal, a Prefeitura de Manaus iniciou o envio dos dados revisados para conhecimento dos cidadãos. Nessa primeira remessa, serão enviadas, via Correios, mais de 20 mil cartas contendo as informações atualizadas dos proprietários dos imóveis identificadas por meio do projeto.

TECNOLOGIA

O secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação, Clécio Freire, que conduz o projeto Mapa de Manaus da prefeitura, explicou que os dados foram levantados com auxílio de tecnologias de geoprocessamento, por meio de imagens aéreas métricas, perfilamento a laser, varredura por mapeamento móvel terrestre em 360° e vistorias em campo. A previsão é de que todo o programa se conclua em até um ano.

EDUCAÇÃO 

Com o retorno das atividades presenciais, a partir de maio deste ano, as ações educativas do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas já alcançaram mais de 5,6 mil pessoas na capital e no interior do estado. Foram realizadas atividades pedagógicas em escolas, palestras em instituições e empresas privadas, além de ações nas ruas para conscientização dos condutores e abordagens em bares e restaurantes.

CIÊNCIA

Cursos, palestras, exposições e portas abertas a laboratórios são as atividades do evento virtual  “Popularização do conhecimento científico sobre produção de peixes nativos da Amazônia”. O evento, gratuito e aberto ao público, iniciou na quarta-feira (08/09) e segue até o dia 24 de setembro, em dias alternados. A iniciativa é promovida pelo Grupo de Pesquisas em Aquicultura na Amazônia Ocidental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e faz parte da programação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema deste ano é a “Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação para o planeta”.

DESAFIO

A Segurança Pública do Amazonas está desafiada a debelar mais uma guerra que está nas ruas, entre as duas principais facções criminosas do Estado. Até um cantor de forró e um “influencer” foram vítimas da sanha assassina dos traficantes, que fazem tudo com foco na conquista de territórios. A promessa é a de que a matança continue.

FRASES

“Eu desafio o presidente da Câmara: ao invés de construir anexo, destinar essa verba ao Auxílio Emergencial.” Rodrigo Guedes (PSC), vereador de Manaus

“Meu problema foi andar com gente marcada para morrer.” Lucas Picolé, influenciador digital

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar