Pesquisar
Close this search box.

Uma juíza guardiã da vacina

A juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Cível Federal em Manaus, tem se colocado como uma verdadeira guardiã da ética na vacinação contra a Covid-19. Ontem ela prolatou um despacho em que reconhece que sua decisão de impedir a segunda dose para quem “furou a fila” da primeira foi desobedecida “como se nada tivesse acontecido” por alguns beneficiados irregularmente. Outros tiveram o pudor de pedir autorização para completar a imunização, com justificativas plausíveis. Ainda assim, todos os que tomaram a vacina indevidamente serão devidamente punidos, na forma da lei, como a magistrada fez questão de deixar registrado no documento publicado no Diário Oficial. Fraxe não tem se limitado a falar nos autos. Nas redes sociais, deu verdadeiras “lições de moral” nos espertalhões que furaram a fila. Mostrou-se acima de tudo revoltada com a desfaçatez e oportunismo criminoso destas pessoas, entre elas médicos recém-formados por Universidades particulares, onde parece não terem aprendido nada sobre ética.

ESPERANÇA

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, embarcou ontem à noite de volta à Brasília depois de garantir mais uma vez que a partir de segunda-feira (22), cerca de 500 mil amazonenses na faixa etária dos 50 aos 69 anos começarão a ser vacinados e deverão estar todos com a primeira dose no organismo em no máximo 20 dias. É uma grande esperança para todos.

HOMENAGEM

Premiado publicitário do Amazonas, o ex-proprietário da Oana Publicidade, Edmar Costa, é tema da websérie documental “É de Criativo”, que estreou on-line nesta quarta, 17/2. O projeto foi produzido pelo grupo Planos em Sequência, com o apoio da Prefeitura de Manaus e do governo federal, por meio do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc.

ILUMINAÇÃO

O vice-prefeito e secretário Municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta (DEM), lançou ontem o programa “Ilumina Manaus”, que irá garantir iluminação a toda a cidade, com a implantação de 12 mil novos pontos de luz a LED em 60 bairros da capital, já nos primeiros 100 dias da gestão do prefeito  David Almeida (Avante).

BOA NOVA

veículos
Foto: Erlon Rodrigues / PC-AM

Caíram 14,7% os casos de roubos e furtos de veículos no Amazonas, em 2020. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública. Na capital, o registro desse tipo de crime é o menor dos últimos sete anos. Em todo o estado, 1.921 veículos foram recuperados e devolvidos aos seus proprietários.

TESTES

As 22 unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, que fazem o atendimento exclusivo a casos suspeitos de Covid-19, realizaram em menos de dois meses, no período entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro deste ano, mais de 10 mil coletas para o exame RT-PCR (do inglês Reverse-Transcriptase Polymerase Chain Reaction), considerado por especialistas na área, padrão-ouro no diagnóstico da doença. Em 2020, ao longo de nove meses (abril a dezembro), a Secretaria Municipal de Saúde fez 4.425 coletas, apenas em domicílio.

RECOMEÇO

O dia de hoje marca o recomeço para mais de 500 alunos da capital e pelo menos 4.600 do interior do Estado. Eles reiniciarão as aulas de cursos técnicos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, de forma remota. As atividades presenciais foram suspensas, no início de 2020, por conta da pandemia do novo Coronavírus.

QUALIDADE

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, firmou uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas,  para garantir a qualidade técnica e segurança nas obras públicas, principalmente nas que foram deixadas inacabadas ou foram entregues sem condições de uso pela gestão municipal anterior.  

OXIGÊNIO

oxigênio
Foto: Divulgação

A entrada em operação de mais duas miniusinas geradoras de oxigênio medicinal no Amazonas, elevou de 13,9 mil para 15,5 mil metros cúbicos/dia, a produção independente do gás no estado, ampliando o número de municípios que já contam com esse tipo de tecnologia.

FRASES

“Desde o início da pandemia já perdemos mais de 170 servidores, de várias secretarias. Muitos estavam na linha de frente na luta contra este vírus tão cruel.” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus

deputado

“Agora pra mim é matar ou morrer. ” Daniel Silveira (PSL/RJ), deputado federal, em ataque ao Supremo Tribunal Federal

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar