Pesquisar
Close this search box.

Uma instituição que deu certo

Uma instituição que deu certo

O resultado de 19 anos de trabalho no Amazonas, além das ações protagonizadas pela Universidade do Estado do Amazonas durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foram apresentados por videoconferência aos dirigentes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas e do Centro da Indústria do Estado Amazonas. Em 19 anos, a maior universidade multicampi do País já formou mais de 50 mil profissionais, sendo  dois terços deles no interior do Estado,  gerando desenvolvimento. Somente na pós-graduação (mestrado e doutorado), já oportunizou a formação de dez mil pessoas.  Os números geram mudança na dinâmica econômica e social no interior por meio de empregos qualificados. Hoje há mais de 200 professores efetivos concursados atuando nos municípios. Mais de cem técnicos administrativos. De 2000 a 2010, alguns municípios em que a instituição atua igualaram o Índice de Desenvolvimento Humano da capital.

PESSIMISMO

Pesquisa acadêmica realizada com 61 contadores do Amazonas aponta que 97% deles acredita que a nova Reforma Tributária, com previsão de votação na Câmara Federal em Agosto, pode trazer novos impactos negativos para o estado do Amazonas. O mesmo percentual acredita que a reforma é inevitável e pensar num período de transição para repor dano é uma das alternativas que podem “amenizar” o problema.

BOA NOTÍCIA

A edição do boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde divulgada na quarta-feira (24) trouxe uma excelente notícia: pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19 Manaus não registrou nenhum óbito em 24 horas. O dado foi comemorado pelas autoridades e pela população nas redes sociais.    

FUNDO

O governador Wilson Lima (PSC) defendeu ontem, durante reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal, a reativação do Fundo Amazônia como forma de garantir investimentos em projetos de conservação da natureza e combate ao desmatamento.  Foi o primeiro encontro do colegiado sob o comando do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).      

                                                                                                                            

ALERTA

O Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral no Amazonas expediu orientação normativa com diretrizes para atuação dos promotores eleitorais do estado na fiscalização do cumprimento das cotas de gênero nas eleições proporcionais e no combate a fraudes, como a inclusão de candidatas ‘laranjas’ nas coligações partidárias. De acordo com a legislação eleitoral, cada partido ou coligação deve registrar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada gênero, inclusive em relação às vagas remanescentes e na indicação de eventuais substitutos.

RETOMADA

A reapresentação dos jogadores do Manaus FC está marcada para a segunda-feira 13 de julho, no Ninho do Gavião, localizado na Fazenda São Pedro, na BR-174. O anúncio foi feito pelo presidente do time, Luis Mitoso. O retorno tem como foco a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. Será a primeira equipe local a retomar os treinamentos.

CHAMADA

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, recebe até 30 de junho propostas de pesquisadores do Amazonas interessados em participar da Chamada Pública Fapesp/Fapeam Nº 01/2020. A chamada financiará projetos colaborativos em temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e economia,  Amazonas e suas fronteiras.

NOVIDADE

Nos próximos dias, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas abrirá edital para credenciamento de novas instituições bancárias. Isso irá permitir que as taxas do órgão, que hoje são pagas apenas no Bradesco, também possam ser pagas em outros bancos. O usuário será o maior beneficiado com a chegada de novos bancos. Isso vai dar a ele mais opções o pagamento dos boletos do Detran-AM, que poderá ser feito por meio diversos canais de atendimento, como internet banking, aplicativos e um número maior de caixas eletrônicos.

ALEVINOS

A Secretaria de Estado de Produção Rural, em ação conjunta com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, entregou mais de de 160 mil alevinos, 52 aeradores, 825 embalagens do tipo caixa em papelão e sacos de ráfia nos municípios de Manacapuru e Careiro Castanho. O objetivo é ensinar aos piscicultores como cuidar da produção vai trazer mais qualidade ao pescado.

FRASES

“É como se me destruir fosse fazer a cloroquina funcionar.” Marcus Lacerda, médico e pesquisador, em desabafo nas redes sociais depois de ser muito atacado por dizer que o remédio não funciona contra a Covid-19

“É uma notícia muito alentadora. Não significa que nós estamos livres desse problema, mas é um indicativo de que estamos no caminho certo.”. Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, comentando o fato de que Manaus não registrou nenhum óbito por Covid-19 na quarta-feira (24)

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar