Pesquisar
Close this search box.

Uma grande manifestação de fé

A Jornada Mundial da Juventude católica tem sua origem em 1984, ano em que foi celebrado o Encontro Internacional da Juventude pelo Papa João Paulo 2° na Praça São Pedro, no Vaticano. Naquele ano, a igreja comemorou o Ano Santo da Redenção.
Na ocasião o Papa João Paulo 2° entregou aos jovens a cruz que seria considerada nos anos seguintes um dos símbolos da JMJ. No ano seguinte, em 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. No mês de março daquele ano, o Vaticano sediou o encontro internacional de jovens. Durante o evento o Papa institucionalizou a Jornada Mundial da Juventude.
Desde então, o evento acontece a cada dois ou três anos num país diferente. A próxima Jornada Mundial da Juventude começa na terça-feira (23) no Rio de Janeiro.
A ideia do Brasil sediar esse evento surgiu em 10 de maio de 2007, durante a visita do Papa Bento 16 ao país. No Estádio do Pacaembu, a Igreja Católica, por meio de dom Eduardo Pinheiro, sugeriu que a Jornada Mundial da Juventude fosse realizada logo no país.
No dia 21 de agosto de 2011, Bento 16 confirmou que a 28ª jornada seria realizada no Rio de Janeiro, tendo como tema o versículo do Evangelho de Mateus: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações!” (Mt 28, 19). No mesmo ano, o Brasil recebeu a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, principais símbolos da jornada. Porém, após a renúncia do Papa em fevereiro, temeu-se pelo cancelamento.
Qual não foi a grata surpresa quando se anunciou a ascenção do Papa Francisco, o primeiro pontífice latino americano, que escolheu justamente o evento para fazer sua primeira visita ao Brasil e à América do Sul.
Desde setembro de 2011, os símbolos da jornada circulam pelo país com o intuito de reforçar a fé católica e divulgar o compromisso do evento. A Cruz já passou pela Europa, Ásia, África e Oceania.
Que Deus ilumine a todos que participarão desta grande manifestação da fé cristã.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar