Pesquisar
Close this search box.

Uma força para acelerar negócios

Aceleradoras são as novas escolas de negócios para jovens empreendedores e apostando nessa modalidade a FabriQ iniciou na última quarta-feira (04) seu novo investimento, a primeira aceleradora do Estado do Amazonas. Com o objetivo de reunir em um mesmo ambiente jovens empreendedores, investidores e membros da comunidade acadêmica, com vistas a gerar negócios escaláveis com alto potencial de impacto na sociedade.
Fundada em 2002 por um grupo de desenvolvedores para criar frameworks próprios e softwares de gestão, a FabriQ iniciou na incubadora do Cide (Centro de Desenvolvimento e Capacitação Empresarial) e agora passará a ofertar ao mercado, cursos de capacitação profissional nas áreas de gestão e tecnologia em parceria com diversas empresas e instituições brasileiras.
O lançamento da aceleradora ocorreu a durante a pré-estreia do filme “Jobs”, a biografia de Steve Jobs, falecido criador da Apple. A sessão de cinema foi escolhida pelos empresários por conta da familiaridade, como conta Fredson Encarnação, sócio da FabriQ “o filme retrata o ambiente de criação de novos negócios, mostra como boas idéias podem trazer evoluções, seja do ponto de vista corporativo ou pessoal.” Fredson continua “apoiar essas boas idéias e participar de todo o processo evolutivo é nosso objetivo como investidores, e com essas idéias dando certo, participaremos do capital social dessas empresas.”
O caráter capitalista mostrado acima é uma das características das aceleradoras “os selecionados terão seis meses para nos darem resultados. Teremos um conselho de vários mentores, que avaliará e selecionará os projetos, não podemos gastar tempo, dedicação e capital com algo que não irá para frente. Se algo vai dar certo, tem que dar certo rápido,” fecha Fredson. A aceleradora FabriQ já conta com interressados informais que passarão por uma seleção em outubro.
O novo estilo de investir pode estar garantido para o futuro “as startups tem um forte ecossistema, mas o índice de mortalidade também é alto, para evitar prejuízos contamos com várias parcerias para diminuir os riscos. Após os negócio vingarem, teremos o lançamento destes com nossas parcerias que tratam de MKT, design e mídia, tornando o negócio escalável. O que antes ficaria só na rede mundial de computadores, será visto e conhecido por muito mais pessoas.” A FabriQ Aceleradora conta com importantes parceiros institucionais como o Conselho de Jovens Empreendedores, Consag – Consultoria e Apoio à Gestão, PMI Manaus Brazil Chapter, Focus Design e Marketing, Inbox Soluções Digitais e Startup Raise.
Nos últimos cinco anos, a empresa foi finalista do prêmio FINEP quatro vezes nas categorias Gestão da Inovação e Pequena Empresa, esse histórico é tido como um diferencial, aliado ao pioneirismo no segmento de aceleradoras, como explica, Fredson Encarnação “são 11 anos de atividades, e as boas colocações nos prêmios FINEP nos dão aval para atuarmos no mercado. Nosso objetivo e o do FINEP sempre foi o mesmo, transformar idéias em resultados. Outro diferencial é de termos experiência significativa com grandes clientes.” Entre estes clientes estão a Philips, Petrobras, Sony DADC, Masa, Fucapi, Envision, Unicoba, entre outras.
Pensando em bons negócios que possam ser gerados nessas “escolas” e nas dificuldades dos pequenos empreendedores, a FabriQ, entre outros serviços, oferece coworkings (um lugar no qual vários profissionais, de diversas áreas, alugam espaços para desenvolverem os seus trabalhos), possibilitando uma maior interação entre esses profissionais, bem como um maior networking. Nos coworkings serão oferecidas baias, computadores e internet, como em um verdadeiro ambiente de trabalho. Os horários irão de 08h às 22h.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar