Pesquisar
Close this search box.

Uma ferramenta interessante

Divulgação

O Busca Preço, ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Estado da Fazenda, registrou recorde de consultas durante o período de isolamento social. Nos primeiros 12 dias do mês de maio, o número de pesquisas foi 45,8% maior em relação a todo o mês de maio de 2019. A grande procura dos usuários tem sido por itens relacionados à higiene e proteção contra o novo coronavírus e fármacos para tratamento dos sintomas da Covid-19. Em todo o ano de 2019, a ferramenta, que está disponível no site da Sefaz/AM (www.sefaz.am.gov.br), registrou 10,5 milhões de consultas. Em menos de cinco meses de 2020, o número de registros está próximo a três milhões, quase um terço do número total do ano anterior. No comparativo de janeiro a maio de 2020 com igual período de 2019, o Busca Preço teve crescimento de 119,46% no número de consultas. Tradicionalmente, a ferramenta era utilizada para pesquisar itens que compõem a cesta básica, como arroz, feijão, leite, etc. Desde que a disseminação da Covid-19 se tornou mais intensa no estado e o isolamento social mais acirrado, os internautas redirecionaram suas pesquisas para outros produtos.

Sem guerra

“Não existe guerra nenhuma. O que aconteceu é que a secretária foi questionada duas vezes, uma pelo Ministério Público de Contas e a outra pelo TCE a responder a denúncia de sobrepreço, mas ignorou as duas vezes. Se a Secretaria de Saúde informa que foi tudo legal, por quê não apresentou dentro do prazo estabelecido em lei?”, disse a assessoria de imprensa do Tribunal de Contas do Estado sobre a nota de abertura da coluna de ontem.

Famílias

Segundo a assessoria, também não existe alinhamento familiar em relação a questões técnicas, como foi o caso da decisão do TCE de afastar a secretária de Saúde do Estado, Simone Papaiz, “que teve votos dos sete membros do colegiado, que poderia divergir não fosse a gravidade da denúncia e o fato de a referida secretária de ignorado a relatora e o Tribunal  de Contas”.

Transparência

A secretária de Estado de Saúde, Simone Papaiz, reafirmou o total compromisso com a transparência em todos os atos da Secretaria de Estado de Saúde. Ela informou que vai recorrer da decisão do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas que, na sessão de quarta-feira (13), decidiu pela aplicação de multa à titular da Susam, por descumprimento de prazo no envio de informações referentes à aquisição de 28 respiradores, que estão sendo utilizados por pacientes com Covid-19.

Agradecido

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), agradeceu, em suas redes sociais, a resposta da ativista ambiental sueca Greta Thunberg, sobre o pedido de ajuda à Amazônia durante a pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. “Eu sabia que da Greta viria coisa boa e, agora, espero que ela possa estimular líderes mundiais a ajudarem nossa região, que precisa de toda a atenção nesse momento”, disse o prefeito.

Virtual

O Conselho de Recursos Fiscais realizou reunião por videoconferência para tratar sobre a adoção de sistema de transmissão on-line, visando permitir a continuidade das ações do órgão da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas O foco foi a aprovação das normas relativas às sessões de julgamento remoto, por meio de videoconferências, obedecendo aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório.

O primeiro

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária registrou o falecimento do interno da Unidade Prisional de Tabatinga, Ricardo Vilca Souza, 46, em decorrência de complicações da Covid-19. Ele estava internado há cinco dias na Unidade de Pronto Atendimento do município, distante 1.108 quilômetros de Manaus. Ele era natural de Benjamin Constant e estava custodiado desde fevereiro. 

Tablets

A Secretaria de Estado de Saúde entregou 50 tablets para a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. Os equipamentos são parte de uma doação de 500 unidades feita pela empresa Samsung e serão utilizados pelas equipes da Coordenação Estadual de Controle de Infecção e Serviço de Saúde da FVS que atuam nas unidades hospitalares de referência e retaguarda para Covid-19.

OCAViva

Pensar a cidade como um organismo vivo. Essa foi a ideia do professor Evanilson Andrade e dos estudantes Ana Carolina Oliveira, Alan dos Santos, Gabrielly Rodrigues e Pedro Matias, quando criaram o OCAViva, aplicativo desenvolvido por eles para a Maratona Unicef Samsung. O projeto do Centro Educacional de Tempo Integral Sérgio Pessoa relaciona as disciplinas de Biologia e Sociologia e foi um dos selecionados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. O aplicativo está, agora, em fase de ajustes, concorrendo com outros 19 de todo o Brasil.

Frases

“O prefeito de Manaus é um vagabundo. Fica abrindo cova coletiva para aumentar os números da pandemia.” Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, em reunião ministerial

“Vagabundo é ele, que não trabalha e é o responsável pela grande quantidade de casos da Covid-19 no país.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, respondendo a Bolsonaro

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar