Pesquisar
Close this search box.

Uma eleição para a posteridade

Uma eleição para a posteridade

Amazonino Mendes (Podemos), aos 80 anos, não disputa essa eleição para prefeito de Manaus por vaidade. Ele é o maior vencedor de eleições da história do Amazonas. Foi quatro vezes governador (uma em mandato tampão) e três vezes comandou a capital (uma por nomeação do então governador Gilberto Mestrinho). Ninguém exerceu tantos mandatos executivos quanto ele. Talvez seja até um recordista nacional. Já se trata de uma lenda viva da política amazonense. Ele está na corrida sucessória porque quer superar os próprios limites e recuperar a imagem ruim que ficou de sua última gestão (2009-2012), quando sequer teve condições de disputar a reeleição e ainda se viu obrigado a operar o coração, abalado devido aos abusos de uma vida dedicada aos negócios e à política e pouco dada a cuidados pessoais e médicos. É, para ele, uma questão de honra. Por isso não se espere um candidato acomodado no segundo turno, como foi neste primeiro. Quem viver verá um novo “Negão” nas duas próximas semanas.

MAIORES

Seja qual for o resultado desta eleição, David Almeida (Avante) sairá dela maior do que entrou. Recuperou-se plenamente da derrota para o Governo em 2018 e posiciona-se para futuras disputas eleitorais. Ricardo Nicolau (PSD) também cresceu com a exposição e a campanha competente que fez. Zé Ricardo (PT) arriscou fazer uma campanha praticamente solitária e também se deu bem, mantendo-se como opção majoritária para o eleitor manauara.

MENORES

Saem da eleição menor do que entraram o ex-prefeito Alfredo Nascimento (PL), que mesmo com apoio do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) não conseguiu decolar, amargando a terceira derrota seguida – duas para o Senado e uma para prefeito de Manaus; Capitão Alberto Neto (Republicanos), que tentou em vão transformar a campanha em um grande meme e o vereador Chico Preto (DC), que apostou tudo na internet e se deu mal.

MALVA

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas e a Secretaria de Estado de Produção Rural estão desenvolvendo uma parceria com a Universidade Federal do Amazonas visando aprimorar técnicas de plantio de malva em terra firme para produção de sementes, como parte da Campanha de Expansão da Cultura de Fibras, do Governo do Amazonas.

ABACAXI

O Cultivo de Abacaxi de Novo Remanso, comunidade de Itacoatiara, foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas, por meio da Lei nº 5.306, sancionada pelo governador Wilson Lima e publicada na edição do Diário Oficial do Estado do último dia 6. A lei foi comemorada pela Secretaria de Estado de Produção Rural e pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas, assim como pelos produtores do distrito do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), através da Associação dos Produtores de Abacaxi da Região de Novo Remanso.

É NATAL

Com a proximidade das festas de fim de ano, ruas, avenidas e complexos viários de Manaus recebem o brilho do “Natal do Abraço”, campanha coordenada pelo Fundo Manaus Solidária, da Prefeitura de Manaus. Estão sendo instalados ornatos natalinos iluminados em forma de laços, estrelas cadentes, caixas de presente e anjos em diversas zonas da capital. A ornamentação dos locais públicos integra o “Espírito Natalino”, o primeiro dos três eixos da campanha, que visa espalhar a mensagem do Natal pela cidade.

RECUPERANDO

O sistema prisional do Amazonas deu mais um passo rumo à formação e ressocialização das Pessoas Privadas de Liberdade que cumprem pena nas unidades prisionais cogeridas pelo consórcio CGPAM, os Centros de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2. Trata-se da inauguração da plataforma educacional Mundo Melhor, que oferece cerca de 250 cursos de curta duração para os reeducandos das duas unidades.

AVANÇOS

A Procuradoria Geral do Estado celebrou, junto com o Dia do Procurador do Estado do Amazonas, seus 48 anos de existência. O órgão destaca os avanços alcançados em diversas áreas, incluindo a ampliação do atendimento ao público, melhorias na estrutura física, advento de novas tecnologias e aposta na inovação.  

PÓS-GRADUAÇÃO

A Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas divulga a abertura das inscrições para a Pós-Graduação lato sensu em Direito Civil e Direito Empresarial. O processo poderá ser feito até o dia 27 de novembro, por meio de formulário eletrônico disponível no link https://bit.ly/3nv3hqU.

FRASES

“A vitória de Joe Biden me parece cada vez mais irreversível.” Hamilton Mourão (PRTB), vice-presidente da República

“O prefeito precisa também dar incentivos à Zona Franca”. Chico Preto (DC), candidato a prefeito de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar