As palavras que eu trouxe não são formas paralelas, isto é, não se trata de duas possibilidades de acerto. Quando estiverem cara a cara com as três duplinhas de hoje pensem que terão que escolher uma de cada.

DIGLADIAR X DEGLADIAR

Envidar forças contra si mesmo para escolher o verbo acertado faz parte de um dos desafios de hoje. Relaxem, pois a opção correta é  “digladiar”. Vamos à definição. “Digladiar. 01. Combater com espada, corpo a corpo. 02. Discutir com calor; disputar; combater; contender; lutar”.

DISENTERIA X DESINTERIA

Há quem logo escolha um sinônimo para não ter que passar por esse teste. Nada disso, vale até colar do dicionário do que desistir. Qual será o substantivo a eleger? Acertou quem optou por “disenteria”. Deu dor de barriga? Saibam que é muito comum ouvir/escrever a segunda forma. No entanto, meus leitores esquecerão dela e terão em mente apenas o substantivo “disenteria”.

OCTOGÉSIMO X OCTAGÉSIMO

Segundo o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, “octogésimo” (e não a outra forma) é aquele ou aquilo que ocupa o octogésimo lugar (80.°). Não há motivo para a existência da segunda forma, isso porque “octogésimo” advém do latim octogesimu, isto é, a palavra, em sua origem, não tem “a” (octagésimo) mas sim “o” (octogésimo). Fica a dica.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email