Pesquisar
Close this search box.

Uma boa ideia para o Centro

O antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social, localizado na avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus, transformou-se em um grande problema urbanístico, que a Prefeitura de Manaus começa a finalmente resolver. Ontem o secretário Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Júnior, reuniu-se em Brasília com o presidente da autarquia, Leonardo Rolim, e o convenceu a repassar a edificação ao município.  Com a sinalização positiva serão iniciados, já nos próximos dias, os trâmites administrativos, contábeis e jurídicos necessários para a futura utilização do imóvel, que deverá ser parcialmente ocupado pela gestão pública, principalmente por departamentos relacionados à área de tecnologia e inovação, além de startups e incubadoras. Como forma de otimizar a utilização do espaço e dos recursos públicos, a Prefeitura de Manaus propôs à equipe do INSS o início dos trâmites legais, para que seja estudada a possibilidade de permuta de imóveis.

AMBIENTAL

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), destacou a importância de aliar a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico, durante reunião entre autoridades do governo dos Estados Unidos e demais governadores de estados da Amazônia Legal, sobre mudanças climáticas e desmatamento. O encontro foi realizado ontem em Brasília, na sede da Embaixada dos EUA.

PRIMEIROS ATOS

Intensificar operações policiais de combate à criminalidade, ampliar o alcance de projetos e melhorar a prestação dos serviços à população. Essas foram algumas das determinações do secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, para a equipe executiva da SSP durante a primeira reunião de trabalho. À frente da pasta desde o início da semana, Mansur está apresentando estratégias de trabalho, propostas e as metas para a gestão.

PESQUISA

O Programa Estratégico de Desenvolvimento do Setor Primário Amazonense, do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, vai apoiar até 14 projetos de pesquisa ou de transferência tecnológica voltados para o desenvolvimento do setor primário com dedicado às inovações tecnológicas para a produção agrícola, pecuária, aquícola e extrativista no Amazonas. Com investimento de R$ 3.823.104,00, as inscrições do Programa seguem até o dia 23 de agosto. 

REVISÃO

O trabalho de revisão da tabela de taxas cobradas por serviços e atos praticados por cartórios e demais serventias extrajudiciais do Amazonas teve um avanço significativo ontem, com uma nova reunião do grupo de trabalho instituído para este fim, sob a condução da Corregedoria-Geral de Justiça e do Tribunal de Justiça do Amazonas. 

PROJETO DE LEI

A perspectiva do grupo, conforme destacado durante a reunião  pela corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, é a de finalizar o estudo e apresentá-lo como Minuta de Projeto de Lei  para apreciação e votação pelo Legislativo Estadual, já nos próximos meses. 

ARTESÃOS

O Departamento de Economia Solidária e Criativa da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação vem oportunizando o desenvolvimento e gerenciamento de programas que visam o cumprimento de planejamentos e a promoção de atividades econômicas. Desde abril, houve mais de 264 oportunidades de exposições e comercialização de produtos, e no mês de julho, o faturamento total dos artesãos foi de mais de R$ 11 mil.

PIRARUCU

pirarucu
Foto: Divulgação

A Suframa organizou a “1ª Mostra de Integração de Projetos Inovadores para Produção Regional” com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de produtos amazônicos de alto valor agregado. No primeiro evento foram discutidos projetos para o aprimoramento da cadeia produtiva do pirarucu com representantes de instituições de pesquisa atuantes na área e potenciais investidores. Entre as propriedades destacadas do peixe amazônico, estão: carne magra, nutritiva e sem espinhas intramusculares; couro como matéria-prima para bolsas e calçados; e carcaça que pode ser transformada em colágeno para diversas aplicações na área da saúde.

ADVOCACIA

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), sancionou a lei nº 179/2021 que institui o Dia das Prerrogativas da Advocacia no Município de Manaus, com objetivo de homenagear os profissionais do ramo do Direito, bem como o exercício de suas funções, essenciais para a ordem jurídica.

FRASES

wilson lima

“A gente precisa encontrar um caminho de conciliação entre desenvolvimento econômico e preservação.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, em reunião na Embaixada dos Estados Unidos

bolsonaro

“A hora dele vai chegar.” Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, em ameaça ao ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que autorizou investiga-lo por espalhar notícias falsas

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar