Pesquisar
Close this search box.

Uma ameaça real e possível

Muitas das ameaças à Zona Franca de Manaus são mirabolantes e facilmente combatíveis na Justiça. Agora, entretanto, surge no horizonte um fato que pode efetivamente prejudicar as empresas instaladas no Polo Industrial local. O ministro da Economia, Paulo Guedes, revelou que estuda reduzir a alíquota do Imposto sobre as Importações em 10%, como forma de combater a inflação generalizada e o especialmente o preço dos combustíveis. Na prática, isso reduz consideravelmente as vantagens comparativas das empresas daqui instaladas e pode efetivamente gerar uma demissão em massa. Pior: é impossível convencer a opinião pública nacional que uma ideia dessas – a de reduzir um imposto – não seria boa apenas porque prejudica um dos centros industriais do país. Para as empresas que trabalham com importação e para os consumidores é uma ótima notícia. O embate dessa vez, portanto, é judicial acima de tudo, mas também político. Se a ideia vingar, será o mais duro golpe aplicado contra o modelo de desenvolvimento que mais deu certo na Amazônia.

PESQUISA

Pesquisa financiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, a CovacManaus2 vai iniciar o estudo que avaliará a resposta imune à aplicação de dose de reforço contra a Covid-19 com o imunizante da AstraZeneca. Receberão a terceira dose trabalhadores da educação e segurança pública de Manaus que completaram o esquema vacinal pelo estudo CovacManaus, realizado em março deste ano. 

QUEM FAZ

A pesquisa é conduzida pela médica infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado e pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas, Maria Paula Mourão, e pelo médico infectologista e especialista em saúde pública do Instituto Leônidas & Maria Deane, Marcus Lacerda. O estudo conta com o apoio da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto e da Secretaria Municipal de Saúde.

CONFIRMOU

A desembargadora Maria do Socorro Guedes confirmou a liminar concedida pelo desembargador Délcio Luís dos Santos, que devolveu o mandato ao vereador Robson Siqueira (PV), de Itacoatiara. Com isso, chega ao fim em definitivo a tentativa do prefeito Mário Abrahim (PSC) de calar seu único opositor de verdade na Câmara local.

“PARAGUAÇÚ”

Depois do episódio, o prefeito passou a ser chamado de Mário “Paraguaçú” na maior cidade do interior amazonense, numa alusão à novela “O Bem Amado”, de Dias Gomes, em que o prefeito da pequena Sucupira, na Bahia, agia como se fosse dono do local, mandando e desmandando. Era Odorico Paraguaçú, interpretado pelo inesquecível ator Paulo Gracindo.

LIXO ELETRÔNICO

Como forma de diminuir a quantidade de lixos eletrônicos descartáveis irregularmente pela cidade, a Prefeitura de Manaus inaugurou, ontem, a primeira Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos da região Norte do país. A base funcionará na sede da Associação de Catadores de Recicláveis do Amazonas, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte da capital.

SUCESSO

O “Manaus Visão Hack Experience” em apenas duas semanas já alcançou a marca de 605 inscritos, sendo 569 para os cursos de Inovação e Indústria 4.0 e 36 pessoas cadastradas para o hackathon. As inscrições podem ser realizadas até as 23h do dia 10 de outubro, por meio do link https://www.manausvisaohack.com.br/.

COOPERAÇÃO

Metrópole da Amazônia, a capital do Amazonas terá como cidade-membro no intercâmbio urbano do programa Cooperação Urbana e Regional Internacional, Nápoles, a terceira maior cidade italiana, depois de Roma e Milão. O Instituto Municipal de Planejamento Urbano participou do lançamento oficial da cooperação entre cidades do mundo e a União Europeia, em evento on-line esta semana.

INCENTIVO

O Conselho Municipal de Cultura lançará amanhã, às 10h, no Palácio Rio Branco, edital de chamamento público para seleção de profissionais com projetos que se enquadrem no programa “Manaus Faz Cultura”. Com valor total de R$ 900 mil, o processo prevê regime de mútua cooperação a partir da celebração de Termo de Apoio Financeiro.

FRASES

“Nós, que trabalhamos em ouvidorias, devemos ter uma atitude mais proativa, para fazer a sociedade participar da administração pública.” Érico Desterro, ouvidor do Tribunal de Contas do Estado

“Paulo Guedes usa inflação para atacar Zona Franca de Manaus e não o problema principal.” Zé Ricardo (PT), deputado federal

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar