Pesquisar
Close this search box.

Um susto para Marcos Rotta

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta (DEM), foi submetido na manhã de ontem a uma cirurgia de emergência para corrigir uma hérnia. Ele acordou sentindo dores e decidiu ir a uma clínica particular, aonde os médicos que o atenderam sugeriram o procedimento. Até o fechamento desta edição, o político seguia no hospital, já no apartamento clínico, para acompanhamento médico e deverá ser liberado para repouso domiciliar o mais breve possível. Apesar da assessoria asseverar que ele não passou por procedimento de emergência ou urgência, “uma vez que já era acompanhado por sua equipe médica e chegou andando ao hospital apenas com desconforto”, não deixou de ser um grande susto para ele descobrir que o problema exigia uma intervenção. A opção da cirurgia, ainda segundo os assessores, visou evitar transtornos e complicações futuras. Rotta tem 54 anos, bom preparo físico e nunca antes havia se submetido a qualquer cirurgia por causa de problemas de saúde.

RELATÓRIO

A data de votação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia foi anunciada para o dia 20 de outubro, de acordo com o presidente da comissão, o senador Omar Aziz (PSD). Ele adiantou o calendário da reta final das oitivas, que deve receber os últimos convocados até a próxima semana.    

PESCADORES

A Secretaria de Estado de Produção Rural, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prestará apoio no recadastramento dos pescadores artesanais do estado do Amazonas, que inicia hoje e segue até o dia 30 de setembro de 2022. A primeira ação que marca a parceria ocorrerá no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). A meta é cadastrar ou recadastrar aproximadamente 130 mil pescadores. 

CAMPANHA

O candidato às prévias presidenciais do PSDB, Arthur Virgílio Neto, estará hoje em Goiânia, onde será recebido pelo ex-governador e presidente interino do partido no Estado, Marconi Perillo, para participar do “Encontro do PSDB pelo Brasil”, apresentando suas propostas por um país mais sustentável, mais equilibrado economicamente e com mais oportunidades a todos. 

CIDADÃOS

Subscritos pelo presidente Roberto Cidade (PV), os projetos de lei de autoria do deputado Cabo Maciel (PL), que concedem o título de Cidadão do Amazonas ao humorista Everson de Brito Silva, mais conhecido como Tirulipa, e ao cantor Gustavo Lima, foram aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado, por conta da importante ajuda que deram quando da crise do oxigênio de janeiro último no Amazonas.

PRESENCIAL

O Ministério Público do Amazonas agendou para o próximo dia 18 de outubro a retomada das atividades presenciais em todas as unidades do órgão ministerial. Para a retomada do serviço presencial, todos os membros, servidores e demais colaboradores do Órgão deverão comprovar que tomaram as duas doses da vacina contra a covid-19. Apenas lactantes e mães com filhos menores de 12 meses permanecerão em trabalho remoto.

DESTAQUE

O projeto “Meninas na Astronomia – Iniciação Científica Júnior”, idealizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, ganhou destaque nacional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, durante o evento POP Ciência MCTI, realizado no auditório Floriano Pacheco, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus.

DOUTORADO

Estão abertas as inscrições para o doutorado em Saúde Pública na Amazônia. A oferta é resultado de parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas, Instituto Leônidas & Maria Deane e Universidade Federal Do Amazonas. O curso tem área de concentração em estudos de processo e duas linhas de pesquisas: “Dinâmica, diagnóstico, cuidado clínico e controle de doenças infecciosas endêmicas na Amazônia”; e “Vulnerabilidade, Situações de Saúde, Gestão, Organização e Avaliação de Serviços e Cuidados de APS na Amazônia”. Estão sendo oferecidas 18 vagas para ingresso em março de 2022.

EXPOSIÇÃO

exposição
Foto: Winnetou Almeida/IOA

A exposição “Faces da Nossa História”, que conta a evolução do Estado do Amazonas através de leis, decretos e outros atos oficiais publicados ao longo 129 anos da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas e 128 anos do Diário Oficial do Estado do Amazonas, tem o objetivo de levar à população, em forma de entretenimento, um pouco da história, da cultura e da identidade amazonenses. No Manauara Shopping, ela poderá ser conferida no período de 1º a 11 de outubro.

FRASES

“O que se deslumbra é criar um único código tributário municipal simplificado, acessível e digerível para toda a classe de contribuintes e empresários.” Clécio Freire, secretário municipal de Finanças de Manaus

escolas

“É um trabalho conjunto que tem sido capaz de mudar o Brasil.” Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, citando os avanços da pasta aos mil dias de gestão, durante encontro na Suframa

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar