Pesquisar
Close this search box.

‘Um Sonho de Natal’ no calendário de Manaus

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/10%20Out/06/1010_B1a.jpg

Todos os anos, desde 2002, durante a época natalina, Manaus é presenteada com um espetáculo teatral realizado pelos membros da NIB (Nova Igreja Batista), ‘Um Sonho de Natal’, produzido e encenado por abnegados fiéis que, depois de tantos anos, já se tornaram profissionais no que fazem.

No último dia 30 de setembro a prefeitura publicou no Diário Oficial a inclusão de ‘Um Sonho de Natal’ no Calendário Oficial da Cidade de Manaus, um importante reconhecimento pelo trabalho dos milhares de fiéis que já passaram pelos palcos da NIB encenando a peça.

“Começamos em 2002, com 103 pessoas encenando. Era uma loucura. Algumas pessoas faziam dois ou mais papéis. Hoje trabalhamos, somente no palco, com cerca de duas mil pessoas se revezando para contar essa história linda do Natal. Além disso, outros tantos trabalham nos bastidores e no apoio geral ao evento, na verdade, toda a Nova Igreja Batista, que é uma mega igreja, se envolve no evento”, falou o pastor Leandro Caiado, idealizador, produtor e diretor da peça desde o início.

Extra-oficialmente ‘Um Sonho de Natal’, em quase 20 anos sendo encenada, já faz parte do calendário de eventos natalinos da cidade. Mas Leandro considera importante o reconhecimento oficial.

“Já há algum tempo anunciamos que ‘Um Sonho de Natal’ faz parte do calendário de eventos da cidade, afinal, a cada ano mais e mais pessoas participam, mas é claro, agora oficialmente, publicado no Diário Oficial, nos deixa felizes e com sentimento de gratidão por todos esses anos de esforço conjunto, sendo agora reconhecido pelos representantes da sociedade a qual servimos”, exultou.

Ninguém ganha nada

O pastor lembra que a primeira encenação foi tímida, mas já foi um sucesso porque era inédita, com abordagem totalmente diferente das apresentações natalinas tradicionais encenadas na cidade até então.

“Trouxemos novidades e assim todo ano investimos no novo para encantar espectadores cada vez mais exigentes. Este é o segredo do sucesso a cada ano: apresentar novidades”, revelou.

O interessante que todo o trabalho para a realização de ‘Um Sonho de Natal’ é voluntário. Ninguém ganha nada para se dedicar quase o ano inteiro a fim de que a peça seja encenada, bem como ingressos também não são cobrados.

“Estamos cumprindo a ordem de Jesus de evangelizar. Por isso todos trabalham com muito amor e energia. E isso não pode ser comparado com qualquer outro show onde as pessoas ganham financeiramente. Por isso o espetáculo realmente impressiona tanto e cada vez ganha mais espaço na cultura, na mídia e no coração do povo”, disse.

Leandro Caiado não tem idéia de quantas pessoas já assistiram a ‘Um Sonho de Natal’ que, apesar do mesmo nome, sempre apresenta uma história diferente. Como o número de espectadores aumenta de ano para ano, não tem como calcular.

“Acho que não dá mais para contar, mas hoje asseguro que mais de 158 mil pessoas veem todo ano. No total, realizamos 30 apresentações, com mais de cinco mil pessoas em cada sessão”, falou.

Encenações o ano inteiro 

Devido à grande quantidade de pessoas que querem assistir às encenações, o espetáculo está sendo levado para outras igrejas. Além da NIB Central, na av. Torquato Tapajós, também está sendo apresentado em outras igrejas, em outros bairros, como a NIB Santo Antônio, Cidade de Deus, e este ano pela primeira vez na Nova Tabernáculo Batista, na Cachoeirinha.

“Tentamos aumentar o número de apresentações na média prevista, e tem dado certo. Acreditamos que este é um trabalho da igreja. Não obstante o show não ser ‘religioso’, ainda faz parte do trabalho evangelístico da igreja, de levar a cultura e a mensagem do Natal aos povos. E isso deve ser feito por cada igreja local”, destacou.

Como se não bastasse o intenso trabalho para a realização de ‘Um Sonho de Natal’, o pessoal da NIB ainda encontra tempo para produzir, e encenar, outras peças durante o ano.

“A NIB tem sido ponta de lança na arte cristã. Temos todo ano um musical em agosto, que atrai muita gente, e faz enorme sucesso. Já fizemos ‘O Mágico de Oz’, ‘A Bela e a Fera’, ‘Fantasma da Ópera’ e este ano foi ‘Piratas’. Também temos um sensacional show de fantoches e espetáculos de Páscoa, sendo que nessa época direcionamos as forças para a NIB Grande Circular, onde é produzido o show chamado ‘Viva a Páscoa’, que a cada ano tem crescido e encantado os espectadores”, contou.

E para quem está curioso em saber qual será o tema de ‘Um Sonho de Natal’ deste ano, Leandro adianta.

“Será ‘Um Sonho de Natal’ no Castelo Mágico, contando a história do Natal na época medieval, com muitos príncipes e princesas e, lógico, novidades que só serão apresentadas na hora”, riu.

“Sim. Estamos conseguindo atingir nosso objetivo que é cumprir a ordem de Jesus, de evangelizar, que significa: levar as boas novas de salvação a todo o povo, inclusive, esse é o verdadeiro sentido do Natal”, concluiu.

“Começamos em 2002, com 103 pessoas encenando. Era uma loucura. Hoje trabalhamos, somente no palco, com duas mil pessoas”, Leandro Caiado – Pastor

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar