Pesquisar
Close this search box.

Um presidente encrencado

A coluna apurou com exclusividade que estão em curso no Ministério Público do Estado apurações rigorosas sobre as dispensas de licitação realizadas na Câmara Municipal de Manaus desde janeiro, quando o atual presidente, David Reis (Avante), assumiu o cargo. O total de gastos nesta modalidade se aproxima dos R$ 20 milhões e em sua grande maioria referem-se a serviços sem nenhuma urgência, que poderiam ser tranquilamente licitados. Os promotores já haviam divulgado nota sugerindo a instalação do ponto eletrônico no Legislativo Municipal, suspeitando da existência de funcionários “fantasmas”. Nas reuniões internas, quando é cobrado sobre o festival de dispensas, o presidente dá de ombros e diz que tem uma assessoria competente. Também afirma para quem quiser ouvir que pretende usar o posto que ocupa para eleger-se deputado federal em 2022. Aos poucos os colegas vão se convencendo de que, se não o contiverem, podem arranhar de vez a imagem do parlamento.

MEMÓRIA

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas, inaugura hoje o Bosque Memória, dedicado à homenagear os advogados falecidos durante o período de pandemia da Covid-19. A inauguração faz parte da programação do Mês da Advocacia, celebrado em agosto, e contará com a participação da advocacia amazonense, bem como os familiares enlutados.

BERLINDA

Dentre as prestações de contas a serem apreciadas pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado hoje constam a da ex-gestora do Fundo Estadual de Saúde em 2013, Geilane Evangelista Oliveira; do então prefeito de Uatumã em 2018, Fernando Falabella; dos gestores da Polícia Militar do Amazonas em 2019, José Carlos Souza, Jerry Andrade Menezes, e Ronaldo Negreiros da Silva; do secretario de Segurança Pública, exercício de 2019, Louismar de Matos Bonates.

MAIS CULTURA

O governador Wilson Lima (PSC) lança hoje o programa +Cultura, que reúne um pacote de ações para o setor da cultura e economia criativa. Além do lançamento de editais com recursos para fomentar atividades culturais, o programa já planeja a realização do primeiro Festival de Circo do Amazonas e também toda a programação em homenagem aos 125 anos do Teatro Amazonas, que vai contar com exposições, lançamento de revista e livro, instalação de réplica da cúpula, mostra de filmes e visita performática. O lançamento será no Teatro Amazonas com a presença do titular da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

PSICOLOGIA

A Fundação Estadual do Índio está oferecendo apoio psicológico aos indígenas. De acordo com o diretor-presidente do órgão, Edivaldo Munduruku, as consultas auxiliam a comunidade indígena a combater e lidar com conflitos pessoais e sociais, além de trabalhar os direitos humanos com estes povos.

RABDOMIÓLISE

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, em parceria Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, segue investigando a suspeita de surto de rabdomiólise em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). Até ontem foram registrados 19 casos notificados da doença.

O QUE É

A rabdomiólise é uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lesão muscular com a liberação de substâncias intracelulares para a circulação sanguínea. Ocorre normalmente em pessoas saudáveis, na sequência de traumatismos, atividade física excessiva, crises convulsivas, consumo de álcool e outras drogas, infecções e ingestão de alimentos contaminados que incluem o pescado. O quadro clínico da doença pode incluir elevações assintomáticas das enzimas musculares séricas (creatinina-fosfoquinase – CPK).

MAPAS

A edição interativa e digital do livro “Legislação Urbanística Municipal – Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus e Suas Leis Complementares”, reunindo as revisões e alterações consolidadas realizadas nos anos de 2014, 2016 e 2019, trouxe uma importante ferramenta de consulta à população: os mapas temáticos da capital. Fazem parte do Plano Diretor nove mapas, sendo eles o de Zona Expansão Urbana e Zona Urbana; Setores Urbanos e Bairros; Subsetores Urbanos e Bairros; Qualificação Ambiental; Corredores Urbanos e Segmentos; Intensidade de Ocupação e Gabarito por Setores Urbanos; Intensidade de Ocupação e Ga

INOVAÇÃO

Com o objetivo de informar o cidadão de forma objetiva e mais rápida, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas lançou o “Manchetes de Polícia”. O serviço segue o formato de podcast, reunindo as principais notícias do sistema de segurança do Estado, sendo disponibilizado no Spotify, serviço de streaming de áudio.

FRASES

“O Brasil está de cabeça para baixo.” Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual

“O Brasil sem a Amazônia não tem futuro.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), ex-prefeito de Manaus

Foto/Destaque: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar