O mercado de peixes ornamentais no Amazonas vem alcançando bons resultados e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado, com a implementação de medidas que ajudaram os exportadores a diminuírem os impactos causados pela pandemia de Covid-19. A atividade possibilita a geração de emprego e renda, além de promover a cultura da pesca ornamental do Amazonas em países da Europa, Ásia e América do Norte, que estão entre os maiores compradores estrangeiros das espécies locais. O secretário executivo de Pesca e Aquicultura do Estado, Leocy Cutrim, destaca que as ações que vêm sendo desenvolvidas para o setor têm como objetivo fortalecer a tradição amazonense neste mercado. Antes concentrada na região do Alto Rio Negro, em municípios como Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, a pesca ornamental já é realizada hoje como atividade econômica em cerca de 20 municípios do Amazonas.

CONCORRÊNCIA

O Centro de Serviços Compartilhados do Estado lançou o edital de número 014/2020, que visa contratar empresa especializada em obras e serviços de engenharia para manutenção e conservação de sinalização horizontal e vertical na rodovia AM-010 (do Km 17 ao Km 266), compreendendo os municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. O certame, na modalidade concorrência, está previsto para ocorrer no dia 20 de julho, às 8h30, horário de Manaus, na sede do órgão.

ALINHAMENTO

Com o objetivo de alinhar as estratégias de atuação entre Estado e Municípios para conter o avanço do desmatamento, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente reuniu-se com representantes ambientais de municípios do Sul do Amazonas. A região concentra cerca de 90% dos alertas de desmatamento emitidos no estado, de janeiro a maio de 2020, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

CONSELHO

O Conselho Superior do Centro da Indústria do Estado do Amazonas, formado por algumas das principais lideranças do Polo Industrial de Manaus, realiza, hoje, a partir das 10h20, sua 83ª reunião, por videoconferência, com a participação do coordenador da bancada federal do Amazonas, senador Omar Aziz (PSD) e dos demais senadores e deputados de nosso Estado.

ADIADA

Prevista inicialmente para o próximo dia 24, a reunião virtual do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas foi adiada para o dia 30 de junho, às 10h, pela plataforma Teams para conselheiros e técnicos, com transmissão via Youtube para todos os interessados. O adiamento da reunião foi necessário para dar conta da análise técnica do número de projetos industriais encaminhados, mais de 50 propostas, entre as submetidas ao processo ad referendum e as que serão avaliadas pelos trâmites normais do Conselho.

DOAÇÕES

A Secretaria de Estado de Saúde entregou 100 tablets doados pela Samsung, empresa que atua no Polo Industrial de Manaus, para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas e a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas. Os equipamentos fazem parte de uma remessa de 500 tablets doados pela empresa à secretaria. Foram entregues 80 tablets para a FCecon e 20 aparelhos para o Hemoam. 

LDO

Começou a tramitar ontem na Assembleia Legislativa do Amazonas a Lei de Diretrizes Orçamentárias, enviada pelo Governo do Estado por meio da Mensagem Governamental de número 50/2020, estimando um orçamento de R$ 19 bilhões para o próximo ano, já considerando os efeitos da calamidade pública em virtude da pandemia de Covid-19.

DOCUMENTÁRIO

Lançado ontem, o documentário sobre a Escola Superior da Magistratura do Amazonas, idealizado pelo diretor da escola, desembargador Flávio Pascarelli, tem a finalidade de resgatar a memória da instituição, desde o seu surgimento, há mais de 23 anos, e foi produzido em parceria com a TV Encontro das Águas, entre os meses de fevereiro e maio deste ano.

FINANCIAMENTO

A Justiça Federal confirmou a medida liminar que garantiu o direito da mulher de ter um acompanhante em todo o processo de parto no Hospital Militar de Área de Manaus e demais hospitais militares do Amazonas. A sentença judicial foi proferida em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).

FRASES

“Democracia acima de tudo, Deus acima de todos.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus

“É mais um ataque ao presidente Jair Bolsonaro”. Flavio Bolsonaro (Republicanos), senador, sobre a prisão de seu ex-assessor Fabrício Queiroz ontem

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email