Pesquisar
Close this search box.

Um lugarzinho para fazer os outros rirem

Espaço está aberto a shows de palhaçaria, improviso teatral, mágica, e personas

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Se é para fazer graça, que comece pelo sotaque, aquele ‘r’ puxado, do interior de São Paulo. Thiago Ribeiro é da cidade de Mauá, passa longe de ser um caboco, mas foi aqui que resolveu fazer os outros rirem de suas piadas e não só isso. Ele montou um espaço, o Clube do Stand Up Comedy Manaus, na Cidade Nova, aberto a todos aqueles que querem fazer as pessoas rirem, mas o máximo que conseguem é que os donos de bares e restaurantes, e outros espaços, riam de suas caras desacreditando de suas capacidades.

“Eu sempre gostei de assistir a filmes e programas de humor, ‘Os Trapalhões’, ‘A Praça É Nossa’. Jim Carrey se tornou minha referência depois que assisti a ‘Debi & Loide’ e ‘O Máskara’, de 1994, protagonizados por ele. Em casa gostava de tirar piadas com os meus familiares. Era o engraçadinho da família e no meio da roda de amigos”, lembrou.

Depois que assistiu a um show de Tirulipa, Thiago resolveu ir atrás de seu sonho e conquistar muito mais do que o riso de familiares e amigos.

“Depois que eu vi o show do Tirulipa eu disse: se ele pode fazer isso, por que eu não posso? Então me preparei para enfrentar o público… na garagem da minha casa. Construí um palco, com paletes, e convidei familiares e colegas da faculdade. Para garantir o riso, comprei dez refrigerantes e 20 pizzas. O show foi um sucesso. Riram de todas as minhas piadas, mas até hoje não sei se foi porque sou bom de stand up, ou por causa dos refrigerantes e das pizzas”, disse.

E como o primeiro palete a gente nunca esquece, agora eles decoram as paredes do Clube do Stand Up Comedy Manaus.

Começo na garagem

Thiago Ribeiro, “Jim Carey se tornou minha referência depois que assisti a Debi & Loide e O Máskara”

E como todo começo é difícil, seja em qual segmento for, sem refrigerantes e pizzas, foi difícil Thiago conseguir levar seus shows para além da garagem.

“Levei muitos ‘nãos’ de donos de bares e restaurantes, que não acreditaram no meu projeto. Como o stand up é relativamente novo, em Manaus, nenhum empresário quis investir na minha ideia, com medo de que não tivessem retorno no investimento, então, pensei, se montei um show numa garagem, por que não abrir um espaço maior onde eu pudesse me apresentar e dar vez a outros que, como eu, também querem fazer stand up e não tem onde. Aí resolvi fundar o Clube do Stand Up Comedy Manaus”, falou.

Thiago revelou que alguns humoristas barés pioneiros do stand up até se arriscavam a fazer apresentações em bares e restaurantes, mas que esse não é o local apropriado para tal. É o mesmo que contar piadas num velório.

“Pra começar, o público dos bares e restaurantes não sabia que ia ter show de humor no local, e estava lá somente para comer, beber e confraternizar, aí não dava a mínima para o humorista e um show de humor precisa de 100% da atenção do público, e do silêncio. Qualquer barulho, além do riso, desconcentra o humorista, que perde o tempo da piada. No nosso espaço, o prato principal é a comédia”, informou.

O Clube do Stand Up Comedy Manaus recebeu sua primeira apresentação em 31 de março de 2021. Desde então está aberto a shows de palhaçaria, improviso teatral, mágica, e personas, mas o carro-chefe é o stand up. O Clube tem capacidade para até 80 pessoas sentadas.

E os humoristas ajudaram Thiago nos melhoramentos do espaço pintando as paredes, construindo o palco e dando ideias para deixá-lo mais aconchegante e intimista.

“Alguns até desembolsaram uma graninha, pra ‘bancar’ alguns detalhes”, confidenciou.

Nunca são repetidos

O Clube funciona às quintas-feiras, sextas e sábados, a partir das 21h, e já tem 15 humoristas fixos. As quintas são as noites dos novos comediantes, conhecidos como Open Mics (Microfone Aberto).

“Qualquer pessoa pode se apresentar, nessa noite. Damos algumas dicas sobre como é a construção de um texto de humor, tipo de punchs (socos) existentes e técnicas para fazer o público rir. Depois disso o futuro humorista saberá se realmente tem futuro no humor, ou deve procurar outra profissão”, avisou.

Nas sextas-feiras e sábados sobem ao palco os profissionais, com um único humorista ou grupos de dois, três e até quatro humoristas.

“E os shows nunca são repetidos. Como os textos são escritos a partir de acontecimentos do dia a dia, lógico, nunca são os mesmos. O que se repete é o humor”, acrescentou.

E o investimento de Thiago já começa a dar retorno. Ele deu essa entrevista de Teresina, onde havia ido realizar um show, o primeiro de sua vida fora de Manaus.

“Um comediante e produtor do Piauí, que estava em Manaus, foi assistir ao meu show no Clube e me convidou para ir fazer uma apresentação lá na sua cidade. Fiz no sábado (16), para um público de 80 pessoas. As apresentações no Clube, publicadas no nosso canal no YouTube, tem sido nossa vitrine”, revelou.

“Se você quer ser humorista, corra atrás de seu sonho que ele se tornará realidade. Estudo, dedicação e prática. Se seguir essas três dicas, qualquer pessoa vai rir de suas piadas”, garantiu.      

O Clube do Stand Up Comedy Manaus está localizado na av. Barrassano, 2-52, próximo ao Samaúma Park Shopping. Informações: 9 8490-8985.

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar