Pesquisar
Close this search box.

Um indicativo de gravidade

Divulgação

A Moto Honda da Amazônia, maior empresa da Zona Franca de Manaus, anunciou ontem a extensão da suspensão de suas atividades produtivas devido ao impacto da pandemia da covid-19. Com essa medida, a data prevista para a retomada da produção é 4 de maio.  O intuito é preservar a saúde e segurança das pessoas. Os colaboradores retornam das férias coletivas no dia 20 de abril. As horas não trabalhadas entre essa data e o dia 3 de maio serão acumuladas em um banco de horas e compensadas posteriormente. A empresa mantém parte do grupo que desempenha atividades administrativas em regime de Home Office e um contingente mínimo na unidade para realização das atividades imprescindíveis, que não podem ser realizadas a distância. Nesse caso, são adotadas as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde. A Moto Honda seguirá acompanhando o cenário, bem como as orientações governamentais, unindo-se aos esforços coletivos para conter os avanços da covid-19.

Trégua

O governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) deram uma trégua nas refregas políticas que vinham protagonizando e têm trabalhado em colaboração para combater a pandemia. Os contatos entre os dois se tornaram mais frequentes e a cordialidade voltou, mas isso não significa nem de longe uma aliança política.

Terrenos

Até o próximo dia 1º de maio, a Superintendência da Zona Franca de Manaus obter direito de uso para lotes ainda disponíveis no Distrito Industrial Marechal Castelo Branco, em Manaus. A convocação das empresas foi feita por meio do Edital de Comunicação nº 1/2020, publicado no Diário Oficial da União no final do mês de março, e tem o objetivo principal de obter informações para realização do Estudo de Demandas e Disponibilidades das áreas localizadas no Distrito Industrial.

Software

Um software que está sendo criado com o objetivo de otimizar a gestão de recursos durante a pandemia de Covid-19 começará a ser testado no Amazonas nos próximos dias. O projeto-piloto conta com alguns dos melhores desenvolvedores do Brasil e é liderado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês e a Fundação Itaú Unibanco, que acaba de doar R$ 1 bilhão para ações de enfrentamento ao novo coronavírus no país.

Dívida ativa

Adotada pela Procuradoria Geral do Estado  para dar maior comodidade aos contribuintes inscritos na Dívida Ativa do Estado, a emissão do boleto on-line para pagamento de débitos parcelados agradou os usuários que buscam os serviços do órgão. Em funcionamento desde o último mês de fevereiro, a nova ferramenta permite o acesso pela internet dos boletos, mas somente a partir da segunda parcela e se estiver no mês de vencimento, pois, caso contrário, o documento deve ser retirado diretamente no setor de parcelamento da PGE-AM.

Reduziu

O primeiro trimestre de 2020 teve o menor número de mortes no trânsito dos últimos seis anos. De janeiro a março deste ano foram 55 vítimas fatais no Estado. Desse total, 43 faleceram na capital e 12 no interior.O comparativo foi feito com o primeiro trimestre de 2015 a 2020. Nesse período, o ano de 2016 foi o que teve o maior número de mortes no trânsito no Estado. Foram 202, sendo 136 em Manaus e 66 no interior.

Ciência

A ciência, tecnologia e inovação para o enfrentamento da Covid-19 ganham mais um reforço no Amazonas. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, lançou o Programa CT&I em Emergências de Saúde Pública no Amazonas – Covid-19, destinado a cientistas que atuam no Amazonas em pesquisas estratégicas que tenham a aplicação de seus resultados na resolutividade de questões relativas à pandemia do novo coronavírus – Covid-19.

Peçonhentos

O número de acidentes com animais peçonhentos no Amazonas chegou a 831 no período de janeiro a março de 2020, em uma redução de 14% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 968 casos. A informação foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. Ainda de acordo com o levantamento, as serpentes seguem como as principais causadoras de acidentes envolvendo animais peçonhentos no estado. De janeiro a março deste ano, FVS-AM registrou 591 acidentes; o que representa 71% do total de casos.

Dependentes

Uma parceria firmada entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, com a Igreja Pentecostal Jesus Cristo Está Voltando, vai encaminhar para tratamento os dependentes químicos que estão abrigados na Arena Amadeu Teixeira. Atualmente, 92 pessoas em situação de rua estão abrigadas no local. O Governo do Amazonas já realizou mais de 3.800 atendimentos no local.

Frases

“Entramos juntos e vamos sair juntos.” Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, anunciando que não aceitou o pedido de demissão do chefe da Vigilância Sanitária, Wanderson Nunes

“Vou resolver a questão da Saúde esta semana.” Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar