Pesquisar
Close this search box.

Um grande negócio em plena crise

Divulgação

A Sam Group, empresa brasileira criada por um amazonense que está no mercado desde 2007, atuando na mineração sustentável, anunciou hoje a compra de parte da empresa Ô Amazon Air Water, que produz água extraída da umidade do ar no coração da Floresta Amazônica e atende o mercado de luxo de Águas Finas na Europa. A negociação entre os dois grupos teve valores não revelados, na casa dos milhões de dólares. Pesou para que ela fosse concretizada a proposta da Sam Group de promover a mineração sustentável, respeitando a vida na floresta. O conglomerado usa a técnica de extrativismo a seco, usando equipamentos de ponta – os chamados ultra-tech mining -, sem impacto ambiental e desperdício de riquezas. A Sam Group tem a titularidade de quatro áreas de minério na Amazônia, sendo duas de columbita (onde extrai nióbio e tântalo), uma de ouro e outra de diamante. Agora, entra no mercado de Águas Finas, pretendendo consolidar mais ainda sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável da região. Ela incorpora em suas operações a inovadora tecnologia de produção de água da umidade do Ar.

COVID-19

O Amazonas registrou ontem 532 casos do novo coronavírus, com 115 novos diagnósticos nas últimas 24 horas. O número de mortes subiu para 19 e há casos de Covid-19 em 12 municípios, além de Manaus, capital do Estado. Há mais de 800 exames sendo feitos no Laboratório Central do Estado, o que tem excedido à capacidade normal.

No estado

Dos 532 casos, 473 são de Manaus e 59 do interior. Além da capital do Amazonas, as cidades que já identificaram casos de Covid-19 são Manacapuru (28), Itacoatiara (8), Santo Antônio do Içá (7), Parintins (4), Iranduba (3), Tonantins (3), Anori (1), Boca do Acre (1), Careiro da Várzea (1), Jataí (1), Novo Airão (1) e São Gabriel da Cachoeira (1).

Em Manaus

A equipe de investigação epidemiológica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Manaus, já realizou o monitoramento de 1.420 notificações de casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Desse total, 473 tiveram confirmação para a doença no município de Manaus e 862 foram descartados após resultado laboratorial, com 70 pacientes internados e 15 óbitos.

Moradores de rua

O Governo do Amazonas, por meio da rede de assistência social formada pelas secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Assistência Social e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, realizou, em 12 dias, uma média de 2.400 atendimentos de pessoas em situação de rua na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, que está sendo utilizada como base de apoio e abrigo emergencial à essa parcela da população.

Prorrogação

A Superintendência da Zona Franca de Manaus informou que prorrogou por 90 dias o prazo para a quitação de débitos decorrentes do saldo residual das obrigações referentes à substituição das etapas de Processos Produtivos Básicos por Pesquisa e Desenvolvimento – previstas em Portarias Interministeriais -, assim como a obrigação prevista na Lei de Informática, em que a empresa beneficiária deve efetuar o pagamento ou pode apresentar plano de reinvestimento.

Virtual

Com o trabalho presencial suspenso desde o dia 20 de março e trabalhando 100% em homeoffice, o Tribunal de Contas do Amazonas já se prepara para  realizar sua primeira sessão virtual com os integrantes do Tribunal Pleno, onde serão apreciadas prestações de contas, recursos (revisão, reconsideração e ordinário), representações e embargos de declaração, entre outros. O plenário virtual será realizado por vídeo conferência e a expectativa é de que aconteça já na outra semana.

Troca-troca

A Câmara Municipal de Manaus está com nova composição partidária, desde o último sábado (4), quando foi encerrado o prazo para que os vereadores mudassem de sigla, sem correr o risco de perder o mandato para as próximas eleições, caso as mesmas não sejam adiadas, por conta da pandemia. Com o fechamento da janela partidária, determinado pelo calendário do Tribunal Regional Eleitoral, 26 parlamentares decidiram mudar, entre eles, o próprio presidente da casa, Joelson Silva, que deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSDB) para se filiar ao Patriotas.

Sucesso

As estratégias adotadas pela Prefeitura de Manaus para vacinar os 111.670 idosos que integram o público-alvo desse grupo, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, alcançaram, em nove dias, 94,14% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Iniciada no dia 24/3, a campanha vacinou 105.130 pessoas com mais de 60 anos em sistema de drive-thru e em domicílio, pela Estratégia Saúde da Família e pelo cadastro realizado via internet.

Frases

“O sistema de saúde em Manaus já colapsou.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, em entrevista à CNN

“Não colapsou ainda, mas é questão de dias.” Rodrigo Tobias, secretário de Saúde do Amazonas, em resposta ao prefeito de Manaus

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar