Pesquisar
Close this search box.

Um estudo respalda a ZFM

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/03Mar/24/estudo.jpg

No momento em que a Zona Franca de Manaus vive aquela que talvez seja a maior ameaça ao modelo, um estudo científico promovido pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas garante: ela causou impactos socioeconômicos e ambientais positivos para a região, com reflexos em todo o País. Foi o que informou o pesquisador responsável pelo estudo, Márcio Holland, durante apresentação realizada no Centro da Indústrias do Estado do Amazonas. O evento foi acompanhado pelo titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus, Alfredo Menezes; pelo presidente do Centro da Indústria, Wilson Périco e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antonio Silva. O encontro ainda contou com a presença de parlamentares da região, como os senadores Omar Aziz (PSD), Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB), além dos deputados federais Alberto Neto (PRB), Átila Lins (PP), Sidney Leite (PSD), Bosco Saraiva (SD) e Marcelo Ramos (PR), bem como representantes das indústrias do Polo Industrial de Manaus.  Em seu estudo, intitulado "Zona Franca de Manaus: Efetividade e Oportunidades", o professor destacou como a ZFM foi capaz de transformar a realidade da região.

COOPERAÇÃO

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, reuniu-se com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avraham Shelley, acompanhado por equipe técnica da autarquia e pelo deputado federal Capitão Alberto Neto. Os dois trataram sobre possibilidades de cooperação técnica, sobretudo nas áreas de Ciência e Tecnologia, bem como sobre as oportunidades para aprimoramento das relações comerciais entre as partes.

PELA METADE

O Governo do ema), que em janeiro estava operando com apenas 12% da sua capacidade de abastecimento. Até o fim de março, a expectativa é de que o total de itens em estoque suba para pelo menos 50%. Já pode ser considerado um avanço.

TRANSPLANTES

Os transplantes renais no Amazonas devem iniciar a partir de julho. A previsão foi dada pela secretária executiva de Saúde da capital, Vanessa Nascimento, durante o 1º Simpósio de Doença Renal do Amazonas, realizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas.

CRESCENDO

O Governo do Estado vem trabalhando para aumentar a produtividade e produção de ovos e frango no interior do Amazonas. Em dez anos, a produção de avicultura de postura no Amazonas cresceu 137%, segundo dados do Censo Agropecuário de 2016/2017. Esse dado reflete diretamente na produção de ovos regionais.

VAI PAGAR

Mesmo ultrapassando o limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal com o pagamento de pessoal, o Governo do Amazonas vai cumprir a data-base dos servidores da educação, com reajuste salarial de aproximadamente 4%. Em reunião com representantes da categoria, os secretários de Educação, Luiz Castro, e de Fazenda, Alex Del Giglio, também asseguraram o pagamento das progressões horizontal e vertical dos servidores da Secretaria de Estado de Educação.

PERIGO

A 12ª edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave registra 807 casos notificados, sendo 115 positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 152 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV). Os números de óbitos passam a ser 31 por H1N1, sendo 24 em Manaus, três em Manacapuru, e Parintins,  Itacoatiara, Japurá e Urucurituba com um caso cada. Nesta edição, saiu o óbito confirmado por Nhamundá, pois, durante a investigação epidemiológica entre as duas cidades, Nhamundá e Faro, no Pará, foi constatado que a fonte de infecção e o óbito do paciente era da cidade paraense.

PARA MULHERES

A criação de um Banco de Emprego para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar foi solicitada pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), por meio do Projeto de Lei nº 119/2019, que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas. A violência doméstica configura crime previsto na Lei nº 11.340/2006, a conhecida Lei Maria da Penha. “Precisamos combater esse tipo de violência e oferecer perspectiva de vida para as mulheres, em situação de dependência do agressor”, afirma a deputada.

AMBIENTAL

Está em vigor o Plano de Trabalho e o Contrato de Gestão do “Projeto de redução do desmatamento pela inclusão à regularização ambiental”, que tem como objetivo a redução do desmatamento no Estado do Amazonas, utilizando os processos de regularização ambiental com ações direcionadas à capacitação de equipe técnica; educação ambiental para público voltado à agricultura familiar e a promoção da regularização ambiental em imóveis rurais.

FRASES

52% das desonerações do país estão no sul e sudeste, aonde tem estradas, aeroportos, infraestrutura. O que tem de melhor (em infraestrutura) no Brasil está no sul e sudeste”. Omar Aziz (PSD), senador

 “Desconfiamos que o atendimento a criminosos nos hospitais tinha caído drasticamente. Aí encontramos o motivo: um hospital do crime”. Lourismar Bonates, secretário de Segurança do Amazonas, anunciando a descoberta, no bairro Parque São Pedro

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar