Pesquisar
Close this search box.

Um estudo para a retomada

Divulgação

Nesta semana, o Governo do Amazonas apresentou um plano para a retomada gradual das atividades econômicas a partir de 14 de maio, mas esse processo está condicionado à análise da curva da pandemia de Covid-19 no estado, como ressaltou o governador Wilson Lima (PSC). A prorrogação das medidas restritivas até essa data e o calendário para a flexibilização do isolamento social se baseiam em um estudo elaborado por uma equipe multidisciplinar e voluntária composta por médicos, infectologistas, estatísticos e economistas. Coordenado pelos professores Samy Dana e Alexandre Simas, o estudo faz uma projeção das mortes pelo novo coronavírus e do pico da doença nos estados do Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro, além do Brasil de modo geral.  No caso do Amazonas, o modelo mostra que o estado está atravessando o pico de casos neste momento, mas também prevê uma “grande exaustão” do sistema de saúde local, tanto público quanto privado.

Berlinda

Nesta quarta-feira (6), a Primeira e Segunda Câmaras do Tribunal de Contas do Amazonas julgarão, respectivamente, 153 e 416 processos, totalizando 596 a serem apreciados, na primeira sessão ordinária realizada no Plenário Virtual da Corte de Contas. As reuniões acontecerão antes e depois da sessão do Tribunal Pleno.

A primeira

Em sua primeira viagem oficial, o ministro da saúde, Nelson Teich,  cumpriu agenda intensa em Manaus, quando anunciou ajuda ao Amazonas com recursos humanos e aparelhagem, e que a logística utilizada será do Comando Militar da Amazônia, um dos pontos da visita de Teich.

Prioridade

Após reunião com o governador do Amazonas, Wilson Lima, e autoridades de saúde, o ministro da Saúde, Nelson Teich, reforçou que o Amazonas está entre as prioridades do Governo Federal, para o desenvolvimento de políticas e ações de curto prazo, no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Emendas

Acompanhando a comitiva do ministro da Saúde, o deputado federal Marcelo Ramos (PL) informou que foram publicadas as portarias liberando todas as emendas individuais e da bancada amazonense no Congresso Nacional, no total de R$ 116.834.308,00.

Oral

Ao instituir o procedimento de sessões de julgamento por sistema de videoconferência o Tribunal de Justiça do Amazonas tem assegurado a advogados a possibilidade de realização de sustentação oral nas referidas sessões.

Fique em casa

As forças de Segurança realizaram ontem uma nova fase da operação “Fique em Casa”, no Centro de Manaus, para conscientizar a população e fazer cumprir o decreto governamental de fechamento de estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, a ação contou com a Polícia Militar do Amazonas, Polícia Civil do Amazonas e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas. 

Emenda

O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e Caixa 2 Eleitoral encaminha à Assembleia Legislativa do Amazonas – Aleam, na segunda-feira, 40/05, a proposta de emenda à Constituição do Estado acrescentando ao artigo 104, o parágrafo 6°, o qual impede a celebração de contratos com empresas de políticos e de seus parentes até segundo grau com a Administração Pública.

Fechado

Sendo um dos municípios com maior contágio de Covid-19 no Amazonas, Careiro Castanho terá todos os seus acessos fechados a partir de hoje, 4 de maio. Também serão adotadas medidas mais restritivas, como uso obrigatório de máscaras nas ruas, espaços públicos e comércio, bem como agências bancárias e loterias. As determinações foram feitas por meio de decretos no último dia 30 de abril.

Doações

Pelo menos três toneladas de alimentos (entre não perecíveis, verduras, frutas e legumes) já foram doadas para instituições filantrópicas e também para famílias em vulnerabilidade social de áreas de periferia e ribeirinhas de Manaus. E mais uma tonelada será distribuída nesta semana. Esse é o resultado da ação “Mercado Solidário” – uma parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação com a Associação Polo Digital de Manaus e a startup Onisafra.

Frases

“Vamos decidir em junho se adiamos ou não a eleição.” Luiz Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal

“Temos absoluta certeza que o trabalho entre ministério, Estados e municípios é a solução.” Nelson Teich, ministro da Saúde, em visita a Manaus

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar