Pesquisar
Close this search box.

Um dia de grandes homenagens

Muito se tem questionado a Assembleia Legislativa do Amazonas e a Câmara Municipal de Manaus sobre homenagens prestadas a figuras sem grande expressão, mas ontem as duas Casas se esmeraram para prestigiar quem de fato fez história no Estado e na capital. Foi o caso dos profissionais que fizeram parte do time que manteve de pé a mais tradicional rádio do Estado, a Baré, ao longo de seus 75 anos de existência. Proposta pelo deputado Sinésio Campos (PT), a sessão contou com a presença de vozes marcantes, como a radialista aposentada Jerusa Santos, o radialista e ex-diretor de comunicação da Casa, Paulo Guerra, Flávio de Souza e o funcionário mais antigo da empresa, ainda em atividade, Fernando Moraes Leite. Já na CMM, o homenageado foi o arcebispo emérito de Manaus, dom Luís Soares Vieira, pelos 21 anos dedicados à Igreja Católica no Amazonas. Proposta pelos vereadores Elias Emanuel (PSB), Professor Bibiano (PT), Waldemir José (PT) e Plínio Valério (PSDB) – este último licenciado para exercer o mandato de deputado federal suplente, a sessão foi muito prestigiada, o que não é muito comum no Parlamento, mas mostra a importância do homenageado.

CURIOSIDADES

Os deputados e convidados que foram à Assembleia ficaram encantados com a narrativa de fatos históricos feita pelo presidente da rádio Baré e vice-presidente do JC, Sócrates Bomfim Neto, especialmente quando ele lembrou que o ex-governador Álvaro Maia encampou a Voz da Baricéia – antigo nome da rádio Baré – e levou seu transmissor para o terceiro andar do prédio da Associação Comercial, transformando-a em rádio DEIP (Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda).

VALE A PENA

Ao deixar de lado diferenças políticas para se unir em torno da Zona Franca de Manaus, as principais lideranças do Estado marcam um gol e tanto. Ontem, por exemplo, o governador Omar Aziz, o prefeito Arthur Neto, os senadores e deputados federais do Amazonas arrancaram do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, a promessa de inclusão da proposta de emenda constitucional 506 B/2010, que prorroga a vigência da ZFM por mais 50 anos, de 2023 para 2073, na pauta de votação do plenário da Câmara hoje.

APOSTA

O governador Omar Aziz saiu da reunião apostando que a proposta passa em primeiro turno. Não será uma guerra fácil. Nos últimos anos, aumentou muito a resistência a modelos de exceção como a ZFM, principalmente no Nordeste, de onde sempre saíram tradicionais aliados do modelo.

VALIDADE

O deputado Marcos Rotta (PMDB) anunciou ontem que a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, vai implementar, ainda este ano, a campanha ‘De Olho na Validade’, que contará com a participação de grandes supermercados de Manaus. A motivação vem do grande número de produtos impróprios para o consumo encontrados durante as ações da comissão. Somente no ano passado, foram 20 toneladas.

ENCALHADO

O Terminal Pesqueiro de Manaus, que vem sendo administrado pela Superintendência da Pesca há apenas uma semana, está encalhado. Na segunda-feira (28), um trator tentou sem sucesso empurrar a enorme estrutura de ferro para dentro do rio Negro e não conseguiu. Feirantes e pescadores estão receosos de perder o único local de desembarque do pescado em Manaus. A obra, que nunca chegou a funcionar plenamente, custou mais de R$ 20 milhões aos cofres públicos.

DEU CERTO

O plano integrado de segurança do Boi Manaus, executado no Sambódromo durante no último final de semana, será utilizado nas próximas grandes festas da cidade, como Réveillon e Carnaval, segundo o secretário-adjunto de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, coronel Dan Câmara, que fez uma avaliação positiva dos resultados alcançados na redução das ocorrências criminais, tanto no evento quanto em toda Manaus.

NÚMEROS

Nos dois dias de evento no Sambódromo, foram registrados 72 ocorrências, com 62 pessoas detidas por baderna ou brigas provocadas pelo excesso do uso de bebida alcoólica. Nenhuma ocorrência grave. As autoridades da segurança festejaram.

NO ATAQUE

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas protocolizou nos ministérios público do Trabalho e do Estado, duas representações contra o Sindicato dos Rodoviários, em virtude das constantes paralisações ocasionadas pelo sindicato dos trabalhadores em 2013. No documento, o Sinetram pede a instauração de inquérito civil para apurar as condutas ilícitas dos sindicalistas, que impediram os trabalhadores de deixar as garagens e cumprir seu trabalho. No MPE (Ministério Público Estadual), foi protocolado um documento pedindo providências quanto ao prejuízo causado aos usuários durante os movimentos ilegais.

SEM ASSEMBLEIA

Segundo dados do Sinetram, nos dez meses de 2013, ocorreram nove paralisações em diferentes empresas de transporte coletivo de Manaus. Nenhum dos movimentos ocorreu de acordo com a Lei de Greve, que estabelece, dentre outras regras, a realização de assembleia geral dos trabalhadores 72 horas antes do movimento, além de notificação às empresas e aos usuários sobre a paralisação.

ISOLADO

O prefeito de Rio Preto da Eva, Ricardo Chagas (PRP), está isolado politicamente. Já não conta com o apoio do senador Eduardo Braga (PMDB). Este disse a aliados, neste final de semana, que a situação do mandatário “está na casa do sem jeito”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar