Um ano de pandemia no Amazonas

O Amazonas completa neste final de semana um ano da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no estado. Lamenta-se, com profundo pesar, as mais de 11 mil vidas perdidas nesta guerra, apesar de todos os esforços no enfrentamento da pandemia. Desde o dia 13 de março de 2020, o Estado registra mais de 328 mil casos. Desse total, mais de 280 mil pessoas estão recuperadas, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde. Os pacientes recuperados são aqueles que tiveram a confirmação diagnóstica de Covid-19 e saíram do período de isolamento domiciliar ou internação hospitalar. O Amazonas implantou o Comitê Interinstitucional Ampliado de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Resposta Rápida aos Vírus Respiratórios, com participação de órgãos estaduais, federais e municipais. Desde o início teve-se a impressão de que o maior Hospital e Pronto-Socorro do Estado, o Delphina Aziz, seria suficiente como unidade de referência para o tratamento da doença, mas viu-se no ápice das duas ondas que nem mesmo toda a rede privada e pública bastava. E assim se passou um ano…

CONSCIENTIZAÇÃO

Como parte das estratégias para conscientizar a sociedade manauara sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação criou o projeto “Educação em Ação – Imuniza Manaus”. A atividade on-line tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar alunos, professores e pais ou responsáveis, sobre a importância da cobertura vacinal em total acordo e sintonia com o Plano Municipal de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19.

EMENDA E OBRA

As obras de reforma e modernização da AM-010 serão iniciadas ainda em 2021, conforme anunciado em audiência pública promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus. O investimento total será de R$ 368 milhões, dos quais R$ 220 milhões são oriundos de emenda parlamentar do senador Omar Aziz (PSD). Os trabalhos, que estão previstos para serem concluídos até o final de 2022, beneficiarão diretamente 2,4 milhões de habitantes de oito municípios e comunidades do Estado, incluindo a capital amazonense.

EMPREGOS

projeto
Foto: Djalma Júnior/Secom

Com o Projeto de Reforma e Modernização da Rodovia AM-010, o Governo do Amazonas estima a criação de mais de 10 mil novos empregos para trabalhadores do estado a partir de agosto deste ano, data prevista para o início das obras. A informação foi apresentada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus, durante audiência pública virtual realizada na sede da pasta.

COMISSÃO

Detentor de um legado econômico e cultural, o Centro Histórico de Manaus, que tem uma área tombada entre a orla do rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, concentra os trabalhos da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus, criada pelo Decreto 5.034, desta quinta-feira, 11/3, pelo prefeito David Almeida (Avante).

SEM REMUNERAÇÃO

A comissão, com 12 membros, não será remunerada e conta com diretores, gestores e técnicos, com expertise no tema, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação e do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, além da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos.

NOVO NÚCLEO

A aproximação entre o Direito e a área de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo é a proposta da Universidade do Estado do Amazonas com a criação no núcleo LAWin (“Law” significa Direito em inglês, e “In” faz uma abreviação à Inovação), pela Escola de Direito, que deverá suprir uma importante demanda das empresas incentivadas pela Zona Franca de Manaus. O objetivo é fomentar o conhecimento científico em quatro eixos temáticos: incentivos à Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo; Compliance; Lei Geral de Proteção de Dados e blockchain; e Direito 4.0.

AÇÃO HUMANITÁRIA

O governador Wilson Lima (PSC) esteve nos municípios de Itamarati e Eirunepé, na calha do rio Juruá, para coordenar, pessoalmente, ações humanitárias da Operação Enchente 2021. Além da entrega de alimentos, água potável e outros itens a famílias dessas cidades, ele anunciou o início da liberação de crédito especial e do perdão de dívidas de financiamentos, e a suspensão da cobrança da tarifa de água.

CABOS FURTADOS

Com atendimentos presenciais restritos em razão da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade está reforçando os canais alternativos de atendimento à população. O reforço se faz necessário principalmente depois que os cabos de telefonia, das proximidades da secretaria, foram furtados há alguns dias.

FRASES

saúde

“O Governo do Amazonas nunca investiu tanto em saúde com recursos próprios quanto agora, atingindo 20,6%, a melhor média dos últimos 10 anos”. Marcellus Campelo, secretário de Saúde

“Os leitos de Covid como um todo, logicamente, deverão servir para outras doenças no futuro.” Ricardo Nicolau (PSD), deputado estadual

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email