Pesquisar
Close this search box.

Um aloprado na câmara municipal

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), vem se revelando um grande “aloprado” no cargo. Já foi advertido pelo Ministério Público do Estado por suspeita de empregar funcionários fantasmas e instado a instalar um ponto eletrônico; foi denunciado pelo Comitê de Combate à Corrupção por superfaturar a compra de café e açúcar para a Casa; está na mira do Tribunal de Contas do Estado por promover um festival de dispensas de licitação; engavetou o requerimento, assinado por 20 vereadores, que pedia a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a conduta da concessionária Amazonas Energia durante a pandemia; tem uma produção parlamentar pífia, para não dizer inexistente e é alvo de reclamações dos próprios colegas por causa das constantes ausências nas sessões. O combo só não ocasionou ainda sua destituição do cargo porque, por enquanto, ele vem atendendo a todas as demandas do prefeito David Almeida, seu correligionário e espécie de garantidor.

PIORANDO

Para piorar a situação, David Reis escalou o ex-policial João Sidney Vilaça de Brito para atacar os jornalistas que publicam denúncias contra ele em sites e nas redes sociais. O cidadão em questão foi motorista do ex-deputado Wallace Souza, falecido em 2010, e expulso da Polícia Militar nos anos 2000 por péssima conduta. Hoje vive das benesses do vereador e se sujeita a fazer o jogo sujo na internet. Diz-me com quem andas…

BOA AÇÃO

A Secretaria de Estado de Produção Rural entregou o Selo de Reconhecimento a um supermercado instalado zona leste de Manaus, pela contribuição para o combate à fome, doando alimentos que perderam o valor comercial mas que ainda mantêm todo o valor nutricional para o Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos.

BABAÇU

Técnicos do Governo do Estado passaram a semana nos municípios maranhenses de Pedreiras e Lago do Junco, com o objetivo de buscar referências para os processos produtivos referentes ao manejo sustentável do babaçu, que tem o estado do Maranhão como referência nacional. A visita reúne instituições governamentais participantes do Grupo de Trabalho da Cadeia Produtiva do Babaçu, capitaneada pela Comissão da Geodiversidade da Assembleia Legislativa do Amazonas.

EXEMPLO

A  Controladoria Geral de Manaus recebeu a visita técnica do controlador-geral do Estado do Acre, Luís Almir Soares, para troca de informações e metodologias, em prol da transparência de dados e processos realizados por ambas as controladorias. Manaus foi classificada recentemente como o município com maior transparência, avaliado pelo Ministério Público de Contas do Estado, com mais de 90% dos critérios atendidos, e segundo lugar no ranking de transparência no portal Covid-19, da Open Knowledge Brasil. 

EXPECTATIVA

br-319
Foto: Divulgação

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas recebeu uma comitiva com representantes do Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, em reunião na qual foram alinhados pontos importantes sobre o processo de licenciamento das áreas de apoio da rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. Do encontro saiu a expectativa maior de pavimentação da estrada.

DRONES

Regiões alvo de crimes ambientais vêm sendo periciadas com apoio de drones pelo Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista. Atualmente, dois equipamentos aéreos não tripulados são empregados para coleta de informações pelos peritos do laboratório de crimes ambientais. De janeiro a junho deste ano, 142 laudos foram finalizados pela área, a maior parte referente ao transporte irregular de madeira oriunda de desmatamento.

FESTA

A cena LGBTQIA+ ganha um super evento no próximo dia 15 de agosto com a presença de Lukas Oliveira, dançarino da Anitta. ‘Gloss – A Festa’ ainda conta com a direção de Alê Pavanello e os Djs Louis Santos, Ticiana Rebelo, Yaago Gloss, Werison e Naomi Lopes.

REABERTURA

cultural
Foto: Altemar Alcântara / Semcom

A  Manauscult reabriu o Centro Cultural Óscar Ramos, instalado nas casas 69 e 77, da rua Bernardo Ramos, no Centro Histórico de Manaus. O local reabre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, contra a Covid-19, com agendamento de visitação a partir da próxima segunda-feira, 9, pelo site vivamanaus.com. Ambas as casas são consideradas como as mais antigas da cidade, e abrigam o museu que contém o acervo de um dos principais artistas amazonenses.

FRASES

“A relação entre os Poderes pressupõe o respeito mútuo.” Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal

“Presidente do STF agiu como se fosse superior aos demais.” Alexandre Garcia, jornalista

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar