Pesquisar
Close this search box.

Um alento para o comércio

O governador Wilson Lima (PSC) anunciou uma série de flexibilizações, que dão certo fôlego aos empresários, mas foi um anúncio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas que mais animou o comércio amazonense. O órgão lançou as linhas “Afeam Mais” e “Afeam Mix” a empresários ligados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas. Por meio delas eles podem ter acesso a mais de R$ 100 mil em crédito. O diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, afirmou que a Agência dispõe de orçamento de R$ 40 milhões, em recursos próprios, que deverão ser aplicados. E que vai trabalhar intensamente na aplicação. Em tempos de crise, uma ótima alternativa ao trade comercial do Estado, com ótimos prazos, taxas e flexibilização de garantias. De acordo com Aderson Frota, presidente da Fecomércio-AM, a disponibilidade veio em momento oportuno. “A Afeam, com sensibilidade, colocou-se à disposição do comércio, para anunciar todas as suas linhas de financiamento, que vêm em socorro neste momento tão difícil”, disse ele.

BOA NOTÍCIA

O Amazonas registrou redução nos indicadores de Crimes Violentos Letais Intencionais, em 2020. Os dados englobam os casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte e totalizaram uma queda geral de 6%, conforme monitoramento da Secretaria de Segurança Pública.

TRABALHO

Em meio à pandemia de 2020, a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, deu continuidade ao trabalho e apresentou saldo positivo no número de pessoas inseridas no mercado de trabalho. No total, o ano de 2020 fechou com 156.990 pessoas admitidas e 146.785 demitidas, diferença de 10.205 novos postos de emprego.

AGITAÇÃO

Os bastidores do Tribunal de Justiça do Amazonas estão agitados com a disputa pelas três vagas abertas no Pleno. A morte do desembargador Aristhóteles Thury e as aposentadores de Djalma Martins e de Sabino Marques provocarão três eleições para a escolha dos substitutos. Uma delas vai começar no Ministério Público e as outras duas entre os juízes da capital.

VAZAMENTO

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas recebeu denúncia da ocorrência de vazamento de óleo próximo à área da praia da Ponta Negra, localizada na zona oeste de Manaus. O órgão encaminhou uma equipe técnica da Gerência de Fiscalização Ambiental para averiguar a procedência da denúncia e, tão logo seja compreendido o quadro, tomará as providências cabíveis.

CONCILIAÇÃO

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor inicia nesta segunda-feira (08), uma campanha remota de audiências envolvendo as três empresas com mais reclamações registradas no órgão. A ação é alusiva ao Dia Mundial do Consumidor (15 de março). A agenda tem início no dia 8, com as conciliações entre consumidores e a Amazonas Energia. No dia 15, começam as audiências dos consumidores que formalizaram reclamação contra a Claro/NET e a Águas de Manaus. A ação segue até o dia 19/03. A expectativa é que sejam realizadas aproximadamente 500 audiências nesse período. 

GÁS

A Companhia de Gás do Amazonas intensificará as frentes de obras voltadas à expansão da malha de gasodutos em Manaus. Essa nova etapa de infraestrutura de canalização do insumo irá favorecer o acesso ao gás natural a grande quantidade de estabelecimentos comerciais, residenciais e industriais, além de vários serviços.  A meta da concessionária, neste ano, é construir 33,7 quilômetros de Rede de Distribuição de Gás Natural e, com isso, superar a marca de 6,5 mil unidades consumidoras até o fim de 2021.

DESTAQUE

A Suframa participou da primeira reunião em 2021 das Corregedorias do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal. O objetivo do encontro foi atualizar diretrizes, promover o intercâmbio de conhecimentos e disseminar boas práticas entre as unidades que desempenham atividade correcional no Poder Executivo federal. Um dos destaques da reunião foi a apresentação do projeto “PAD na Prática”, desenvolvido pela Corregedoria Seccional da Suframa e vencedor, no ano passado, do concurso de boas práticas da Rede de Corregedorias, na categoria “Apuração de responsabilidade de agentes públicos”.

ELAS NA CIÊNCIA

Cientistas mulheres que atuam no desenvolvimento de pesquisas no Amazonas compartilharam suas jornadas no campo científico, nesta sexta-feira (05/03), durante o webinar “Trajetória na Ciência: Experiências, Desafios e Perspectivas”, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e exibido no canal da instituição no Youtube. A atividade integra as ações da Fapeam em referência ao movimento Mulheres e Meninas na Ciência, que visa incentivar uma maior participação feminina no campo da pesquisa. 

FRASES

decreto

“Não abusem, senão vamos colocar tudo a perder. ” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, ao anunciar novas flexibilizações

guedes

“Vacinação em massa agora é a prioridade, senão a economia não anda.” Paulo Guedes, ministro da Economia

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar