Pesquisar
Close this search box.

Um acerto na pandemia

Um acerto na pandemia

Uma unidade hospitalar de alta complexidade. Foi no que se transformou o Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, montado em uma estrutura originalmente destinada a uma escola. Prestes a completar dois meses de funcionamento, o centro de saúde, viabilizado através de parceria público-privada entre Grupo Samel, Instituto Transire e Prefeitura de Manaus, dispõe hoje da estrutura necessária para garantir o suporte dos pacientes, com as mesmas tecnologias e protocolos utilizados pela rede de saúde privada. Além de 180 leitos ativos, dos quais 39 destinados à Unidade de Terapia Intensiva, o hospital de campanha funciona totalmente informatizado e possui os setores primordiais de uma unidade de grande porte. Esterilização de materiais, controle de infecção hospitalar, engenharia clínica, nutrição clínica e arquivo médico e estatística são algumas das áreas gerenciadas por departamentos próprios implantados no hospital. Exerceu um papel vital nos momentos mais críticos da pandemia, ao salvar mais de 520 vidas até o momento, com índice altíssimo de satisfação dos pacientes.

MUDANÇA

Ontem o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) confirmou, por meio de suas redes sociais, que a Prefeitura de Manaus vai assumir integralmente o gerenciamento do hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, até que o último paciente internado com Covid-19 receba alta. O grupo Samel e instituto Transire, parceiros da prefeitura desde o primeiro momento da instalação do hospital, cuidam da transição na gestão da unidade. O hospital tem, aproximadamente, 90 pessoas internadas recebendo o tratamento.

ALERTA

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas informou que não possui nenhum vínculo com agentes externos ou assessorias pagas para que os interessados tenham acesso ao Crédito Emergencial e demais linhas de financiamento na instituição. O acesso ao Crédito Emergencial é feito de forma gratuita por meio do site da Afeam (www.afeam.am.gov.br) para pessoas físicas e jurídicas. Todo o processo, desde o primeiro acesso ao site, assinatura do contrato e recebimento dos valores, é realizado apenas entre Afeam e cliente.

QUEM CHEGA

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania tem novo titular. O vereador licenciado William Abreu assume a pasta, substituindo a defensora pública Caroline Braz, que estava no cargo desde o início do mandato do governador Wilson Lima, em janeiro de 2019. Com isso, ele abre mão de concorrer à reeleição.

PESQUISA

Por meio de um esforço coletivo entre pesquisadores, sociedade civil, e instituições parceiras, a pesquisa “Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil” foi lançada nesta quarta-feira (10), com o objetivo de avaliar os impactos da pandemia nas cadeias de produção e distribuição dos setores culturais e criativos. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas é parceira da iniciativa.

ZINE

O futuro é feminino. A frase que deu voz a um dos movimentos feministas mais famosos dos anos 1970 é muito bem representada por um grupo de estudantes e professora do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre. Juntas, elas idealizaram, viabilizaram e executaram a revista digital Zine, lançada, oficialmente, na última segunda-feira (08). Com periodicidade quinzenal, o livreto abordará os mais variados temas relacionados ao universo adolescente, desde cinema à (sim) política, sempre partindo do ponto de vista e da realidade de oito alunas da rede estadual.

PRORROGAÇÃO

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania prorrogou a suspensão dos atendimentos presenciais dos Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência Especializados de Assistência Social até o dia 30. A portaria nº 074/2020 também estabelece a suspensão dos atendimentos presenciais realizados na sede da Semasc, no Centro de Referência dos Direitos das Mulheres e Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy.

LIVES

A partir de hoje, o romantismo tomará conta das plataformas digitais em homenagem ao Dia dos Namorados, mas a programação de lives da semana também trará, no repertório, espetáculo de dança, shows embalados ao som de boi-bumbá, rock’n’roll, forró, gospel, reggae e sertanejo, além de bate-papo sobre temas como fotografia, música, neurociência e terapia cognitiva. O calendário de eventos está disponível na “Agenda Virtual”, iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que divulga atividades realizadas por artistas amazonenses no Portal da Cultura.

PEÇONHENTOS

Os acidentes por animais peçonhentos tiveram redução de 22,75% no Amazonas, na comparação de janeiro a maio deste ano (1.249 casos) com o mesmo período do ano passado (1.617). Em todo o Amazonas, foram registrados sete óbitos decorrentes de acidentes com serpentes no período de janeiro a maio de 2020. A capital Manaus continua sendo a cidade com maior quantidade de registros dos acidentes, com 136 casos somente em 2020. Os dados são gerenciados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde.

FRASES

“Temos todo interesse em esclarecer tudo.” Simone Papaiz, secretária de Estado da Saúde, sobre operação do Ministério Público para apurar suposto superfaturamento na compra de respiradores

“Pode ir embora agora”. Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, depois de ouvir críticas de uma ex-apoiadora

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar