Pesquisar
Close this search box.

Ufam promove 1º seminário de ciências da comunicação

https://www.jcam.com.br/ppart26032009.jpg

Para comemorar um ano de funcionamento do programa e recepcionar os alunos da segunda turma, a coordenação da PPGCCOM (Pós-Graduação em Ciências da Comunicação) da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) promovem, nos dias 30, 31 de março e 1º de abril, o 1º Seminário do Mestrado em Ciências da Comunicação. O evento terá como tema “Comunicação, Cultura e Mídias Digitais” e ocorrerá de 9h às 12h, no auditório Rio Solimões, do ICHL (Instituto de Ciências Humanas e Letras), setor norte do Campus Universitário, Coroado.
O principal objetivo do evento é discutir os processos de comunicação, bem como a produção e transformação das linguagens a partir das interações entre sistemas sócio-cultural-tecnológicos e suas mediações com as tecnologias de informação e comunicação através de seus mais diversificados códigos e suportes.
Segundo a comissão organizadora do seminário, o evento também irá proporcionar: a compreensão de como os processos comunicativos e formas de cultura das tecnologias da comunicação e informação transformam e reconfiguram os ambientes comunicacionais das organizações, especialmente o espaço educacional e o espaço artístico-cultural; a discussão da potencialidade da web na democratização e difusão das informações científicas com as mídias digitais; o debate e troca de informações sobre metodologias na área da comunicação para a transdisciplinaridade do campo; e a discussão de perspectivas da área da comunicação e informação para o uso e apropriação das mídias digitais pelos usuários na web.

Mídia e cibercultura

A programação do 1º Seminário do Mestrado em Ciências da Comunicação contará com a participação da professora doutora Lúcia Santaella, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). No dia 30 de março, Santaella vai ministrar a palestra “Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano” e lançará o livro “Mapa do Jogo – A diversidade cultural dos games”, organizado em co-autoria com a professora doutora Mirna Feitoza, docente do PPGCCOM e do Centro Universitário do Norte (UniNorte).
“Este livro resulta de um projeto de pesquisa de mesmo título, financiado pelo Edital Universal do CNPq e desenvolvido por um grupo de pesquisadores envolvidos com o estudo dos videogames. Intitulado ‘CS:Games’, o grupo voltou-se para o estudo dos aspectos culturais envolvidos nos videogame”, disse.

Lançamento de livro

“O livro resulta da pesquisa, que, entre outros resultados, gerou também o primeiro Festival Universitário de Games, na PUC-SP”, destacou a professora Mirna Feitoza. 
O “Mapa do Jogo” é composto de ensaios com participação de outros 15 pesquisadores. Os trabalhos foram elaborados sob a ótica de disciplinas como a semiótica, educação, estética, entre outras, e promovem reflexões sobre questões emergentes da cultura digital.
As inscrições para o 1º Seminário do Mestrado em Ciências da Comunicação são limitadas e podem ser realizadas, a partir de 23 de março, na sala do Interfaces (Grupo de Pesquisas em Ciências da Comunicação, Informação, Design e Artes) e de 9h30 às 12h e de 14h às 17h, localizada no ICHL. A taxa é de R$ 5.
O evento conta com o apoio da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas), TV Amazonas de Rádio e Televisão, Cucos (Centro Universitário de Comunicação Social da Ufam), Jornal do Commercio e jornal “Amazonas Em Tempo”.
Durante o 1º Seminário do Mestrado em Ciências da Comunicação também ocorrerão a palestra da professora Mirna Feitoza sobre o tema “Ecossistemas Comunicacionais”, no dia 31 de março.
De acordo com Mirna, o estudo do ecossistemas comunicacionais é inovador e ousado para o campo da comunicação.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar