UEA leva curso de agroecologia ao interior

A UEA (Universidade do Estado do Amazonas) está programando uma atividade especial para o início das aulas do curso de Tecnologia em Agroecologia, hoje, em Itacoatiara (a 170 km de Manaus, em linha reta). O mesmo treinamento já vem sendo executado em Parintins (a 325 km) desde 2008, com 41 alunos matriculados.
De acordo com a coordenadora do curso de Agroecologia, Francisneide Lourenço, a experiência, considerada positiva no município parintinense, fez com que a UEA ofertasse o treinamento em outra localidade, no caso Itacoatiara.
Lourenço explicou que Itacoatiara já tem um histórico de experiências de agricultura familiar, com organizações bem estruturadas. “O que vai ao encontro do projeto pedagógico, que defende a agricultura ecológica e o uso sustentável dos recursos naturais, onde os profissionais formados estarão aptos a promover o desenvolvimento agrícola, aplicando o manejo sustentável e ecológico com responsabilidade social e ambiental”, destacou.
Sobre a atividade específica que vai marcar o início das aulas, a coordenadora revelou que a UEA irá realizar de 6 a 8 de abril, o seminário “Sustentabilidade Ecossistemas Amazônicos”. O evento deverá reunir, além dos 40 alunos matriculados, cerca de 200 pessoas, como pesquisadores relacionados a área de agricultura, agricultores e representantes da sociedade civil organizada, ONG’s (organizações não governamentais), entre outros. Sobre o impacto para o município, a coordenadora destacou que além de contribuir para a organização social dos agricultores, o treinamento irá formar profissionais qualificados. “Serão capazes de absorver, desenvolver e adaptar tecnologias, com ênfase na agroecologia e sistemas rurais sustentáveis, e sua relação com o ambiente, produção, processamento, gestão e comercialização”, acrescentou.
Bem como em Parintins, em sua formatação, o curso conta com uma série de parceiros –instituições governamentais e não governamentais que formam um conselho comunitário que, juntamente com os professores e alunos, irá auxiliar na avaliação do aprendizado. O treinamento integra a gama de cursos novos oferecidos pela universidade no último vestibular e faz parte do programa de formação científico-tecnológica das populações dos municípios das áreas protegidas do Amazonas, que vem sendo executado pela UEA desde 2008.
Atualmente, o programa abrange 29 municípios e pode ser definido como uma proposta de educação, cultura e tecnologia desenvolvida pela UEA.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email