Pesquisar
Close this search box.

UEA auxilia implantação de núcleos de Telessaúde na região

A UEA (Universidade do Estado do Amazonas), por meio do núcleo de Telessaúde do Amazonas, é parceira na implantação de Núcleos de Telessaúde no país. Desta vez, a equipe do núcleo de Telessaúde atuará com teleconsultoria nos Estados da região Norte. A iniciativa aconteceu por meio de atuação do MS (Ministério da Saúde), após constatação de experiências no Estado.
A informação é do coordenador do Núcleo de Telessaúde do Amazonas, Pedro Máximo. Segundo ele, a equipe atua por meio de videoconferências e também de visitas técnicas. “Estamos visitando algumas localidades. Já fomos ao Acre, Rondônia, Roraima e Amapá, por exemplo, e fazemos videoconferências como no caso do Pará com a Uepa (Universidade do Estado do Pará)”, lembrou.
A ideia é fazer ainda um seminário reunindo os representantes de todos os núcleos de Telessaúde da região Norte. O evento está previsto para acontecer em março de 2014 em Manaus e servirá para discutir as fases de implantação dos núcleos e compartilhar experiências. “Estamos apoiando todos os Estados da região Norte e Tocantins na área de teleconsultoria e teleducação”, disse Máximo.
Pedro Máximo explicou ainda que a maioria dos núcleos está na primeira etapa de implantação. “Houveram impasses em alguns Estados que dificultaram a interlocução no âmbito da teleconsultoria. Mesmo assim, fornecemos materiais na área de telestomaterapia, por exemplo, para alguns núcleos já previamente instalados”, afirmou.
A integração com a UEA permitirá a formação de uma rede de teleconsultoria e teleducação na região Norte. “Queremos focar mesmo na questão do acesso deles ao serviço de teleconsultoria para que eles venham a funcionar. A implantação de todos os núcleos, de acordo com o prazo do Ministério da Saúde, deve acontecer até o próximo dia 16 de dezembro”, alegou Pedro Máximo.
Telessaúde no Amazonas
Telessaúde é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no SUS (Sistema Único de Saúde), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação.
O Núcleo Telessaúde do Amazonas está localizado no Polo de Telemedicina da Amazônia, na UEA (Universidade do Estado do Amazonas). O PTA (Polo de Telemedicina da Amazônia) surgiu da necessidade de oferecer conteúdo educacional, aprimoramento técnico-profissional e assistência médica provida por segunda opinião aos médicos que atuam em toda a Amazônia.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar