Pesquisar
Close this search box.

UE tenta superar obstáculos à rolagem voluntária da dívida

Os governos europeus estão trabalhando para superar obstáculos na tentativa de convencer seus bancos a, voluntariamente, rolarem até 30 bilhões de euros em bônus gregos que vencerão nos próximos anos, segundo pessoas com conhecimento do assunto.
Autoridades dos Ministérios de Finanças da Alemanha, França e outros países têm pedido que os credores privados da Grécia compartilhem o ônus de um segundo resgate para o governo grego. Tal medida, que significa que os credores incorrerão em prejuízos, precisa ser aceita voluntariamente para evitar que as agências de classificação de risco afirmem que a Grécia declarou default sobre sua dívida.
Na sexta-feira, 24, o primeiro-ministro da Espanha, José Luiz Rodriguez Zapatero, disse que as instituições financeiras espanholas estão dispostas a participar da rolagem da dívida da Grécia. “Isso não deve representar um problema significativo para as instituições financeiras em razão de sua baixa exposição à dívida grega”, declarou Zapatero após uma reunião de líderes da União Europeia em Bruxelas.
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, também se mostrou otimista. “Tivemos muitas reuniões com bancos e empresas de seguro franceses e nós fomos informados sobre todas as reuniões na zona do euro com instituições equivalentes e não temos dificuldades ou preocupações”, disse Sarkozy.

“Montante substancial”

Os líderes da União Europeia esperam que “um montante substancial” seja incluído no próximo pacote de ajuda para a Grécia a partir das rolagens dos bônus gregos pelos investidores privados. Mas várias questões, como as garantias que os investidores pedem e as contínuas objeções do BCE (Banco Central Europeu), ainda precisam ser resolvidas, segundo fontes.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar