Pesquisar
Close this search box.

UBS Vicente Pallotti realiza ação social com indígenas em alusão ao Dezembro Vermelho

UBS Vicente Pallotti realiza ação social com indígenas em alusão ao Dezembro Vermelho

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vicente Pallotti, da Prefeitura de Manaus, realizou na manhã desta quinta-feira, 10/12, uma ação social como parte da programação do Dezembro Vermelho, mês de conscientização para o tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), voltada para os indígenas da etnia kokama. A atividade aconteceu em um espaço cedido ao Conselho Local de Saúde da unidade, na rua Silva Ramos, nº 66, centro de Manaus.

A campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tem como objetivo alertar as pessoas sobre a importância dos cuidados com as ISTs e, neste ano, o direcionamento da campanha foi voltado para saúde indígena, em especial a tribo kokama, a mais próxima da unidade Vicente Pallotti, conforme explicou a diretora da UBS, Nonata Brazão.

“Diante do georreferenciamento foi detectada a ocorrência de população indígena próxima a nossa unidade, localizada na Praça 14. A partir disso, usamos algumas estratégias para aproximá-los da nossa UBS e nesta campanha tivemos a oportunidade de fazer esse chamamento para conscientizá-los quanto às ISTs”, disse a diretora.

Para ela, mobilizações como a do Dezembro Vermelho são oportunidades de dar visibilidade às populações indígenas e aproximá-los das unidades básicas de saúde, principalmente devido ao cenário de pandemia causado pela Covid-19.

“A tribo kokama já é frequentadora da UBS Vicente Pallotti, mas ainda são poucos que vão, e com esses movimentos o nosso objetivo é dar visibilidade para esse povo, fazer com que eles participem e se integrem mais à unidade de saúde. Além disso, por conta da Covid-19, é necessário ainda mais a aproximação deles e de toda a sociedade, inclusive das UBSs, para combater o vírus”, contou a diretora.

Em razão da pandemia, foram realizados testes de Covid-19 em indígenas que estiveram presentes no evento. O resultado do teste, assim que pronto, estará disponível na UBS Vicente Pallotti para consulta. Além disso, foram distribuídos kits de higiene pessoal e remédios para as crianças indígenas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar