TVLar, 60 anos, cada vez mais antenada

Em evento realizado na manhã de ontem, no Piaf Restaurante Café, reunindo empresários e a imprensa, o empresário Antônio Azevedo comemorou os 60 anos da TVLar. Na ocasião Azevedo se disse satisfeito por ter dado continuidade ao legado de seu pai, o português José Azevedo, falecido em 2018.

“Comecei trabalhando nas empresas de meu pai com apenas doze anos, fazendo pequenos serviços. E com carteira assinada. Era meu pai me preparando para o futuro”, lembrou.

José dos Santos da Silva Azevedo nasceu na cidade portuguesa de Albergaria-a-Velha, em 1933, e foi trazido no ano seguinte para o Amazonas.

Nas entrevistas, contando a sua história, gostava de lembrar que foi criado pela avó, que era lavadeira. Jovem, fez um curso de eletricista, por correspondência, montando uma pequena oficina de consertos de rádios agregando a esse empreendimento uma loja especializada em componentes eletrônicos. Era o ano de 1964 e até hoje, 60 anos depois, a loja continua lá, na rua Henrique Martins, atrás do Colégio Amazonense Dom Pedro II.

O que José Azevedo não imaginava é que, apenas três anos depois, o projeto Zona Franca de Manaus seria instalado na capital amazonense e aquele novo modelo econômico daria uma alavancada em seus negócios. Com a facilidade para importações, o empreendedor começou a abastecer a sua loja com aparelhos de televisão (o primeiro canal de televisão de Manaus, a TV Ajuricaba, havia sido fundado em 1969 e todo manauara queria ter um aparelho de TV em casa), além de aparelhos eletrônicos, motores de popa e outros produtos eletroeletrônicos. As TVs foram tão importantes para o sucesso de Azevedo que as iniciais TV passaram a fazer parte do nome de sua empresa. A oficina do empreendedor também ‘bombava’, pois a grande quantidade de aparelhos eletrônicos importados que chegavam a Manaus ou vinham com defeito, ou precisavam de conserto depois de algum tempo.

76 lojas

Ao longo dos anos e das décadas, o português se tornou um dos grandes empresários do Amazonas e a TVLar uma das referências no comércio varejista de Manaus e, com o tempo, do Estado.

O empresário chegou a ser cônsul honorário de Portugal, o que lhe rendeu a Comenda da Ordem do Mérito, em 1987, outorgada pelo então presidente português, Mário Soares, e integrou a Fecomércio (Federação Amazonense do Comércio), o Sincovam (Sindicato do Comércio Varejista no Estado do Amazonas) e a ACA (Associação Comercial do Amazonas), da qual foi presidente, assim como da Câmara dos Dirigentes Lojistas.

Antônio Azevedo nasceu dois anos antes da fundação da TVLar, mas na sua infância a empresa ainda se organizava e, brincando, ele aprendeu a empreender, como o pai.

“A minha infância foi misturado com mercadorias porque a minha casa era um grande depósito de produtos. A lojinha era na frente e tinha uma oficina e o resto da casa, assim como os quartos e corredores eram ocupados por mercadorias. O depósito era a casa onde morávamos. A casa tinha um quintal com uma oficina que era um verdadeiro playground onde eu ficava fascinado. Brincava  de consertar rádio na oficina. E eu nasci nesse movimento de oficina e foi logo quando a TV Lar foi fundada, em 1964, na época da revolução”, contou.

Há seis anos, com a morte do pai, Antônio assumiu a presidência do Grupo TVLar e manteve a visão de crescimento da empresa, hoje com 76 lojas distribuídas em 50 municípios de Amazonas e Roraima. Integram ainda o Grupo a TVLar Motos, o Manaus Plaza Shopping e o Viva Shopping.

Mega promoção         

Ao completar 60 anos, a empresa vive um momento de renovação, inclusive com uma nova identidade visual.

“Estamos em um momento de transformação acelerada, focados em oferecer não apenas produtos, mas experiências que façam a diferença no dia a dia dos nossos clientes”, afirmou Antônio Azevedo.

Como parte das celebrações dos 60 anos, na quarta-feira (7), a TVLar lançou uma mega promoção: durante seis meses, os clientes irão concorrer a seis caminhões cheios de prêmios e seis motocicletas, sendo um caminhão e uma moto por mês. Para participar é necessário realizar uma compra de R$ 300, nas lojas físicas ou no site. Mais informações podem ser obtidas no site: www.60anostvlar.com.br

Na quinta-feira (8), também como celebração do aniversário, foi renovado o contrato de parceria da TVLar com o Amazonas Futebol Clube, o campeão da Série C do Brasileirão, no ano passado, quando teve início a parceria, que inclui lançamento e distribuição de camisas, além de venda de ingressos e equipamentos. As lojas TVLar também disponibilizam produtos do time para vendas.  

“A satisfação do cliente é uma prioridade, por isso, a preocupação em se adaptar constantemente para acompanhar as expectativas do público”, concluiu.

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário