Para reduzir os riscos de segurança e indisponibilidade da rede em seu ambiente de TI, a TV Globo optou pela InfoServer, fornecedora de soluções de tecnologia e provedora de serviços de consultoria, para otimização dos processos de gerenciamento das estações de trabalho.
O objetivo foi automatizar a distribuição de pacotes (atualizações e aplicações) necessários, suporte a rede e validar os softwares e hardwares disponíveis para algumas das regionais do grupo presentes em cidades como: Brasília, Belo Horizonte e Recife.
Para isso, a InfoServer foi responsável pelo site survey da empresa e apresentou um projeto que envolveu a implementação da solução SMS 2003 da Microsoft para gerenciamento de inventário de hardware e software, distribuição de pacotes, atualizações de segurança, gerenciamento de imagens, entre outros. O processo atendeu a 700 estações de trabalho, por meio da instalação do software em três servidores, e facilitou o dia a dia da área de TI das regionais.
Gerenciamento de aplicativos
Implantado pela equipe certificada em Microsoft da InfoServer, o sistema possibilitou que o gerenciamento de todos os aplicativos bem como as necessidades apresentadas por departamento fossem supridas de forma automatizada. Ou seja, a solução mapeia as estações de trabalho e realiza o inventário consolidado e atualizado das máquinas, e ainda indica demandas de atualização dos computadores, como por exemplo, instalação de softwares de antivírus, necessidades de deployment, entre outros.
O departamento de TI da TV Globo tem acesso aos relatórios específicos que apresentam o cenário atual das estações de trabalho, emitidos pelo SMS. O sistema possibilita a identificação exata do status de cada máquina e traz os níveis de atualização do hardware e software.
É possível verificar, de forma remota, quais estações precisam de atualização de software, distribuir os aplicativos necessários e administrar a segurança da rede. Anteriormente, esses processos eram executados pelo próprio usuário, manualmente, e isso levava tempo. Hoje há um melhor controle do ambiente, explica Simone Sunaga, Gerente de Negócios da InfoServer.
Dentre os resultados alcançados, a empresa otimizou suas operações em TI, reduziu o tempo de solução de problemas e distribuição dos aplicativos. Além disso, o número de chamados do Help Desk foi minimizado, uma vez que os processos foram automatizados, com gerenciamento remoto. Ou seja, antes de uma solicitação, hoje já existe um software que facilita a identificação de um possível problema ou necessidade pontual e, depois, o remete à área de TI para que a mesma tome as devidas providências.