TV Globo otimiza ambiente de TI

Para reduzir os riscos de segurança e indisponibilidade da rede em seu ambiente de TI, a TV Globo optou pela InfoServer, fornecedora de soluções de tecnologia e provedora de serviços de consultoria, para otimização dos processos de gerenciamento das estações de trabalho.
O objetivo foi automatizar a distribuição de pacotes (atualizações e aplicações) necessários, suporte a rede e validar os softwares e hardwares disponíveis para algumas das regionais do grupo presentes em cidades como: Brasília, Belo Horizonte e Recife.
Para isso, a InfoServer foi responsável pelo site survey da empresa e apresentou um projeto que envolveu a implementação da solução SMS 2003 da Microsoft para gerenciamento de inventário de hardware e software, distribuição de pacotes, atualizações de segurança, gerenciamento de imagens, entre outros. O processo atendeu a 700 estações de trabalho, por meio da instalação do software em três servidores, e facilitou o dia a dia da área de TI das regionais.

Gerenciamento de aplicativos

Implantado pela equipe certificada em Microsoft da InfoServer, o sistema possibilitou que o gerenciamento de todos os aplicativos bem como as necessidades apresentadas por departamento fossem supridas de forma automatizada. Ou seja, a solução mapeia as estações de trabalho e realiza o inventário consolidado e atualizado das máquinas, e ainda indica demandas de atualização dos computadores, como por exemplo, instalação de softwares de antivírus, necessidades de deployment, entre outros.
O departamento de TI da TV Globo tem acesso aos relatórios específicos que apresentam o cenário atual das estações de trabalho, emitidos pelo SMS. O sistema possibilita a identificação exata do status de cada máquina e traz os níveis de atualização do hardware e software.
É possível verificar, de forma remota, quais estações precisam de atualização de software, distribuir os aplicativos necessários e administrar a segurança da rede. Anteriormente, esses processos eram executados pelo próprio usuário, manualmente, e isso levava tempo. Hoje há um melhor controle do ambiente, explica Simone Sunaga, Gerente de Negócios da InfoServer.
Dentre os resultados al­cançados, a empresa otimizou suas operações em TI, reduziu o tempo de solução de problemas e distribuição dos aplicativos. Além disso, o número de chamados do Help Desk foi minimizado, uma vez que os processos foram automatizados, com gerenciamento remoto. Ou seja, antes de uma ­solicitação, hoje já existe um software que facilita a identificação de um possível problema ou necessidade pontual e, depois, o re­mete à área de TI para que a mesma tome as devidas providências.

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