15 de abril de 2021

Turistas estão insatifeitos com transporte

Cerca de 39,7% dos 385 turistas entrevistados pelo IPPEAM apontam que transporte é o pior

O IFPEAM (Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas) realizou no mês de março de 2010 com referência ao mês de fevereiro do mesmo ano a pesquisa para analisar o Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus, com o objetivo de traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor na região.
O turismo na Cidade de Manaus reveste-se de fundamental importância para a perspectiva da economia local, principalmente agora, que a cidade será uma das cedes da copa de 2014. Com as informações geradas por está pesquisa, espera-se futuramente auxiliar os agentes econômicos, públicos e privados na formulação de seus planos para o setor.
Os maiores motivos relatados pelos turistas estrangeiros para visitar Manaus foram os atrativos naturais e culturais, com destaque para a fauna e a flora com 70,9%. Já 47,5% dos turistas nacionais procuraram Manaus em decorrência da fauna e flora e 29,7% devido o folclore.
Agências de viagens, seguidas das feiras e eventos foram os meios mais citados pelos turistas estrangeiros que os induziram a visitar Manaus, com respectivamente 37,0% e 22,9% dos entrevistados. Já o maior motivo apontado pelo turista nacional foi por meio de amigos e parentes com 57,6%.
Na análise do grau de satisfação do turista nacional que visita Manaus, podemos observar que os cinco itens com maior nível de satisfação foram os atrativos naturais (92,2%) e culturais (92,2%), hospedagem (91,8%), sinalização (91,1%) e informações turísticas (91,1%). Em relação aos turistas estrageiros se destacam os atrativos naturais (94,5%) e culturais(94,4%), a hospitalidade manauara (93,5%), gastronomia (93,5%) e hospedagem (93,2%).
Por outro lado, o transporte público (39,7%), asfaltamento (38,7%), limpeza pública (37,8%), segurança pública (32,9%) e telecomunicações (23,9%), foram os serviços que mais geraram a insatisfação dos turistas nacionais. Em relação ao turista estrangeiro, o destaque negativo ficou por conta do asfaltamento (30,7%), transporte público (27,4%), limpeza pública (26,0%), segurança pública (19,7%) e serviço de taxi (18,4%). De maneira geral a avaliação de Manaus foi satisfatória tanto na opinião do turista nacional, quanto do turista estrangeiro, com 92,4% e 94,0% respectivamente.
Quando perguntado em relação às expectativas da viagem para Manaus, 57,6% dos turistas estrangeiros responderam que de maneira geral a cidade superou as expectativas, sendo que em relação ao turista nacional, a maioria (73,5%) respondeu que atendeu plenamente as expectativas.
Na análise da expectativa de retorno a Manaus, 79,0% dos turistas nacionais responderam que certamente voltarão a cidade. Em relação ao turista estrangeiro, 59,9% responderam que certamente voltarão à cidade e 40,1% provavelmente.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email