Turistas chegam em transatlânticos

Em tempos de Copa do Mundo no Brasil, transatlânticos começaram ancorar no Porto de Manaus. Neste fim de semana, chega mais um navio carregado de turistas italianos, americanos e espanhóis. Eles irão passar três dias na cidade e devem movimentar o turismo. Lembrando que todo viajante gosta de levar souvenir, então, nada como impulsionar o mercado de artesanato. Pensando nisso, a Secretária de Estado do Trabalho, Francinete Lima, com apoio do governo, montou uma tenda climatizada no Porto, com lounge Wi-fi e bailarinos dançando toadas.
Os produtos apresentados pelos artistas vão desde cestarias indígenas, a colares sofisticados de pedras preciosas da região como a jade, jarina ou de sementes como açaí. Também estão expostas esculturas de madeira e cosméticos a base de matéria-prima regional, como sabonetes rejuvenescedores de banha de tartaruga. Além de objetos de uso pessoal; canetas de madeira, bolsas feitas de casca de coco e outros produtos.
De acordo com a Secretária, a ideia é divulgar os trabalhos dos artesãos, gerar emprego e renda na área do turismo receptivo. “Queremos nos unir com os principais envolvidos no turismo com agências e guias. Mostrar para quem recebe os turistas e leva os mesmos para fazer city tour tenham mais uma opção de entretenimento e cultura, trazendo-os para conhecer a tenda do Programa de Artesanato no Porto”, explicou.
Para a gerente de Receptivo da Amazon Explorer, Kátia Braga, a iniciativa oferece praticidade aos turistas. “É muito bom receber os visitantes no porto mostrando a nossa cultura, o artesanato. E o melhor, bem na entrada da cidade. Eles adoram isso”, afirmou.
Segundo Kátia, oferecer aos turistas essa opção de compras antes de fazer o city tour é uma ótima ideia. “A tenda fica dentro da rota de turismo, próximo de pontos principais como a Alfândega, o Relógio e o Teatro Amazonas. Trazer os turistas aqui ficou prático, além do mix de produtos, a tenda climatizada está aconchegante e confortável”.
Para a chefa do Departamento de Geração de Emprego e Renda da Setrab, Wanessa Santana, convidar artistas, cantores de toada e bailarinos para se apresentar na tenda é uma boa opção. “Queremos unir as categorias do artesanato de várias regiões do Amazonas apresentando seus trabalhos no Programa do Artesanato”, concluiu. A tenda climatizada do Programa de Artesanato está aberta ao público em geral de terça a sábado, das 9h às 17h, com espaço wi-fi. A entrada é franca.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email