Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

O Amazonas esconde paraísos que o amazonense, na ânsia de conhecer capitais litorâneas e o exterior, desconhece. É o caso de Silves, município localizado a 200 km de Manaus, em linha reta, descendo o rio Amazonas, cuja sede é uma ilha com menos de dez mil habitantes. É nessa ilha que está localizada a Pousada Aldeia dos Lagos, ideal para quem quer passar um final de semana longe do caos em que se transformou Manaus.
Caminho mais indicado para se chegar a Silves é pela estrada, com viagem demorando em média quatro horas. Pelo rio, de recreio, são 18h. Estrada é a AM 010 (Manaus-Itacoatiara), relativamente bem conservada. Para se aproveitar bem o passeio, é bom fazer duas paradas estratégicas: uma em Rio Preto da Eva, no km 78, e a outra na Vila de Lindóia, já no município de Itacoatiara, no km 179. Nos dois lugares pode-se tomar café da manhã, almoçar ou jantar, dependendo do horário em que o viajante chegue.
Depois da Vila de Lindóia, continua a viagem pela AM 010 até o km 227, quando surge uma bifurcação à esquerda. É o início da AM 363, a Estrada da Várzea, totalmente asfaltada e bem conservada, que leva à sede dos municípios de Itapiranga, a 111 km, e Silves, a 107. Atenção: no km 90 surge outra bifurcação. Para a esquerda, chega-se a Itapiranga; para a direita, a Silves.
Ainda na estrada, ao longe, dá para se saber quando a ilha de Silves se aproxima. Cidade se destaca em meio à mata, plantada no meio do lago Canaçari, o maior lago da Amazônia. Na beira do lago, agora é esperar a balsa, que transporta os veículos de uma margem a outra, gratuitamente. Ou pode-se atravessar em pequenas embarcações ao preço de R$ 2. Travessia demora em média dez minutos.

Fartura de peixes
Silves é uma ilha cercada por praias em praticamente todos os lados. Cidade situa-se, digamos, na parte da frente, e na parte de trás a mata permanece praticamente intocada. Para quem gosta da natureza, Pousada Aldeia dos Lagos está localizada estrategicamente em meio a mata. “A Pousada é fruto de parceria entre a Aspac (Associação de Silves pela Preservação Ambiental e Cultural) e o WWF Brasil, e atualmente apoiada pela União Europeia, objetivando viabilizar o primeiro empreendimento comunitário de ecoturismo da Amazônia, sendo o único gerido pela comunidade local, com renda utilizada na melhoria da qualidade de vida dos ribeirinhos de Silves e em benefício da conservação e manejo dos recursos naturais da região”, falou Vicente Neves, gerente da Aldeia dos Lagos.
A Pousada está dividida em dois blocos, denominados de Sapo e Tartaruga, com seis apartamentos cada. Logo na entrada, um mirante junto ao restaurante onde são servidos o café da manhã e as refeições, regionais.
“Recentemente foi construído um mirante, o Gavião Real, na parte dos fundos do terreno, por trás dos apartamentos. De lá se tem uma visão ampla do lago Canaçari”, explicou Vicente. “Mas um dos pacotes leva a outro mirante, o das Araras, este em meio à floresta. Nele os hóspedes podem pernoitar em redes. Dá para 14 pessoas”, completou. Para quem quiser pernoitar de outra forma ainda mais inusitada, no meio de um lago, o Preto, existe um flutuante no qual os hóspedes podem passar a noite. A capacidade do flutuante é de sete pessoas.
Outros programas inclusos nos diversos pacotes da Pousada são idas às praias, tanto a existente na cidade quanto às inúmeras outras perdidas em meio à floresta, as trilhas pelas matas, os pernoites nas comunidades próximas e as pescarias. “Aqui há tanta fartura de peixes que o hóspede escolhe se quer pescar tucunaré, piranha ou pirarara, com formas de fisgar diferenciadas. O Paraíso pode até não ser aqui, mas um pedaço dele é”, riu.

FIQUE POR DENTRO – Um povoado antigo

A ilha de Silves é banhada pelas águas do rio Urubu e do lago Canaçari. É a sede do município que se originou de um dos povoados mais antigos do Amazonas. Em 1663 já existia na ilha uma modesta missão de índios chamada Aldeia do Saracá.
Em 1759 a Aldeia do Saracá foi elevada à categoria de vila com o nome de Silves, atendendo à política do Marquês de Pombal que, através de lei, tentou impor a língua e a cultura portuguesa entre os indígenas da Amazônia, resultando na substituição dos nomes de várias aldeias por nomes de cidades portuguesas.
A Silves portuguesa é uma cidade do Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com cerca de onze mil habitantes. Já foi capital do Algarve, mas perdeu esse estatuto, em parte, devido ao assoreamento do rio Arade.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar