Pesquisar
Close this search box.

Turismo Internacional com toque indígena

Comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé recebem noções básicas de conversação em inglês com o curso que será oferecido na UC pelo Programa Olimpíadas, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Espi (Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional). O curso vai possibilitar aos ribeirinhos um conhecimento básico da língua inglesa, com foco na realidade da RDS, que lhes permita um contato com os turistas estrangeiros que visitarão a reserva, principalmente no período dos jogos das Olimpíadas, com destaque para a Praia do Tupé, na comunidade São João, e o roteiro Tucorin, com caminhadas interpretativas dentro da RDS.
Estão inscritos 40 moradores que integram a RDS, formada pelas seis comunidades Agrovila, Julião, Livramento, Colônia Central, São João do Tupé e Tatulândia. Está situada a 25 quilômetros do Centro de Manaus, do lado esquerdo do rio Negro, fazendo parte do Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro e recebem muitos visitantes ao longo do ano, sobretudo durante o verão Amazônico. A iniciativa conta com a parceria da ManausCult e Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade), órgão gestor da reserva.
Uma equipe técnica dos três órgãos realizou uma visita à comunidade do Livramento, onde o curso será ministrado e identificou a realidade local e as principais demandas dos ribeirinhos em relação ao receptivo turístico. Também participarão dos cursos os Canoeiros da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf). “Os moradores das comunidades estão entusiasmados com o curso e se organizaram antecipadamente para participar, pois para eles é uma oportunidade de melhorar o atendimento ao visitante local e estrangeiro por meio de projetos que incentivem a sustentabilidade do turismo de base comunitária da reserva”, afirmou o gestor da RDS, Elves Haeser.
Para a coordenadora do Programa Olimpíadas, Rafaela Costa, o curso será oferecido duas vezes por semana no período de 14 de junho a 21 de julho. “O contato prévio com a comunidade permitiu a elaboração de uma apostila onde serão abordadas as principais necessidades de conversação apropriadas ao turismo desenvolvido na área como pronunciar frases prontas, saudações iniciais, informações sobre a própria RDS, alimentos, entre outros tópicos da abordagem ao turista”, concluiu Rafaela.
A Espi disponibiliza, também, cursos de capacitação que podem ser oferecidos às comunidades, a partir das demandas surgidas, entre eles, o Aprendendo a Empreender, Manipulação de Alimentos e Bebidas e Apresentação de Cardápios.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar