Turismo garante recurso de R$ 21,5 mi

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o MTur (Ministério do Turismo) assinaram acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de um conjunto de ações para o turismo brasileiro, com foco nas micro e pequenas empresas. A parceria, firmada na última quinta-feira, 27, quando se comemorou o Dia Mundial do Turismo, envolve recurso de R$ 21,5 milhões para investimentos no setor.

As diretrizes do documento têm como base o Plano Nacional de Turismo 2007/2010 e pretendem valer-se dessa atividade econômica como indutora de inclusão social no país. O acordo tem previsão de duração de dois anos e possibilidade de renovação por igual período. Metade do montante é proveniente do Ministério do Turismo e a outra parte do Sebrae.

Dentro do trato haverá o estímulo à adoção de boas e melhores práticas de gestão e operação, o fortalecimento da atuação dos gestores regionais e dos empreendedores, a divulgação de experiências bem-sucedidas e a organização de viagens com operadores de turismo e agentes de viagens para apresentar destinos turísticos.
Outro ponto do acordo será a integração de arranjos produtivos interestaduais, a exemplo do que acontece entre o Maranhão, com os Lençóis Maranhenses, Ceará, com Jericoacoara, e Piauí, com o Vale do Parnaíba. Trata-se de um roteiro turístico integrado que tem apoio do Sebrae.
A parceria investirá no desenvolvimento de um banco de dados do setor e na produção do Guia do Empreendedor do Turismo, entre várias outras iniciativas. A colaboração entre Sebrae e MTur também pensou na questão ambiental e promoverá o fortalecimento da sustentabilidade no entorno das áreas de preservação e dos parques nacionais.
“Essa parceria é extraordinária porque, a partir da articulação do Ministério, com seus desdobramentos nos Estados, se conseguirá unir mais parceiros para capacitar os empresários que operam em toda a extensão do turismo”, disse o presidente do Sebrae Paulo Okamotto.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email