Pesquisar
Close this search box.

Tudo pronto para o 5 Minutos em Cena

https://www.jcam.com.br/0407_C1.png

Tudo pronto para a realização do “1º Festival 5 Minutos em Cena -circo, dança, teatro e performance”, criado e organizado por jovens oriundos dos cursos de artes da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) e da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), hoje integrantes da Panorando Produções Artísticas. A realização do Festival só foi possível após a Panorando ter seu projeto contemplado pelo edital de cultura do Basa (Banco da Amazônia), no final do ano passado. E o Festival já começa em grande estilo, no templo da cultura amazonense, o Teatro Amazonas.

O “5 Minutos em Cena” será realizado em um único dia, sábado (15), a partir das 19h, com entrada gratuita para o público, e contará com a apresentação de doze grupos selecionados pela comissão avaliadora, além de três outros convidados para participar, explica o produtor do espetáculo, Marlon Bruno. “Inscrevemos interessados até o dia 5 de junho porque tinha gente que ainda estava se preparando, criando novas performances. Tiveram interessados até de outros Estados, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo, mas explicamos que não tinha como trazê-los. O patrocínio que conseguimos bancou os custos que estamos tendo com a organização do Festival e a premiação dos participantes”, esclareceu.

A primeira edição do Festival vem sendo planejada há aproximadamente dois anos, e possui como inspirações alguns festivais internacionais, disse o diretor da Panorando e do evento, Fábio Moura. “O objetivo inicial do Festival é reunir em um único evento, artistas e grupos das mais variadas artes da cena. Esse intuito visa a integração entre os fazeres culturais contemporâneos de Manaus, aproximando os artistas e promovendo um intercâmbio entre nós da Panorando e as variadas linguagens artísticas, representando assim, uma horizontalização entre as artes da cena”, ressalta.

Entre os inscritos, há tanto grupos quanto individuais. “O ‘Ulhajá’ tem atores formados pela UEA, inclusive com o Ismael Farias, que fez uma participação na novela global ‘A Força do Querer’, quando algumas cenas foram filmadas em Manaus, já o ‘Deixa’, com a Gabriela Morhyia e o ‘Alomorfia’, com o Klinger Trindade são danças, mas haverá diversas outras performances”, adiantou Marlon.

Formando um novo público
Já o grupo com maior quantidade de integrantes é o convidado Maracatu Pedra Encantada, com 20 dançarinos e percussionistas. O grupo foi formado há um ano e seis meses com o objetivo de difundir a cultura do maracatu no Amazonas. “Esperamos com o Festival atingir alguns objetivos: desenvolver, estimular e difundir atividades artísticas em Manaus; possibilitar a avaliação crítica das experiências desenvolvidas pelos participantes de acordo com suas práticas; estimular atividades de grupos teatrais, circenses, performáticos, e de danças; promover trocas de conhecimentos e a integração entre as áreas de circo, dança, teatro e performance; e proporcionar experiências estéticas ao público, contribuindo para processos de formação de espectadores em Manaus”, disse Marlon.

A direção do Festival já sabe onde formar esse novo público. “Já está tudo pronto: participantes confirmados, oficinas ok, agora iremos divulgar o Festival nas escolas, que é de onde queremos atrair um novo público, pois esse é um dos nossos objetivos, além de unir artistas de todas as vertentes, coisas que já começamos a conseguir nas reuniões preliminares quando artistas que nem se conheciam, passaram a conhecer a arte dos colegas. Depois do Festival começaremos a trabalhar para a segunda edição, com mais dias de eventos e outros espaços, além do Teatro Amazonas”, finalizou Fábio Moura.
Como contrapartida pelo patrocínio recebido do Banco da Amazônia, a Panorando irá realizar duas oficinas no dia 13, na Escola Superior de Artes e Turismo da UEA, que desde o começo do projeto tem cedido seus espaços para a organização dos encontros da Panorando. A primeira oficina, intitulada “Teatro e Psicomagia: os arcanos superiores do tarot e a imersão no Eu-Corpo”, será ministrada por Jorge Bandeira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. São 22 vagas disponibilizadas para atores e atrizes maiores de 18 anos. A segunda oficina, intitulada “Danças Urbanas – Hip Hop Dance”, será ministrada por Fernando Castelo Branco, das 14h às 17h. Serão 30 vagas disponibilizadas para estudantes e pesquisadores de danças, com foco em danças urbanas.

Cenas selecionadas:
1. Ulhajá
2. Abaporutação em Cinco – Processo Natimorto
3. Alomorfia – Klinger Trindade
4. As Lavadeiras – Jean Palladino
5. Deixa – Gabriela Morhyia
6. Hildur – Luciana Belchior
7. Liberdade Vigiada – Entrecorpus Cia de Dança
8. Lume Furtivo – Jayne Kira
9. Manicômio – Nativos Crew
10. A Dama do Mar – Ismael Farias
11. Por Isto Te Trago Flores – Jean Winder
12. Quantas Histórias Habitam Suas Memórias? – Espatódea Trupe

Cenas convidadas:
1. Bring The Beat Back – Holograma
2. Maracatu Pedra Encantada
3. Recolon – Leonardo Scantbelruy

O que é a Panorando?
A Panorando surgiu em 2016, possuindo a característica de uma rede de artistas, em que uns ajudam aos outros na realização de seus respectivos projetos de artes visuais, dança e teatro. A ideia nasceu em meio as dificuldades encontradas pelos artistas amazonenses.

Diante disso, os idealizadores começaram a reunir artistas independentes em projetos simultâneos, inicialmente as construções de um espetáculo de dança e outro de teatro.

Atualmente, a rede possui um cronograma anual que conta com 12 projetos, e com a participação de 15 artistas locais envolvidos. A rede encontra-se aberta para novas realizações e parcerias, caso alguém tenha interesse em se integrar ao grupo, bastando entrar em contato com os membros atuais, e marcar uma reunião para apresentação de seus projetos. Para mais informações, contatar Fábio Moura: (92) 9 8161-6585 e Marlon Pontes: (92) 9 9318-4362.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar