Pesquisar
Close this search box.

TSE multa Dilma por propaganda

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Joelson Dias aplicou multa individual de R$ 5.000 à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Sayed Picciani, por propaganda eleitoral antecipada em favor da petista.
De acordo com o Ministério Público Eleitoral, teria havido desvirtuamento da inauguração do Hospital da Mulher Heloneida Studart, realizada em São João de Meriti (RJ) no dia 7 de março de 2010, com o comparecimento de diversas autoridades da então pré-candidata em inauguração de obra que não teria contado com recursos federais. A representação foi ajuizada no TSE contra Dilma, Temporão, Picciani e ainda contra o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Luiza Cortês, o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos Pereira, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que participaram do evento.
Os discursos dos demais representados, no entender de Dias, não demonstraram qualquer manifestação de cunho eleitoral.
Segundo o Ministério Público, os discursos feitos durante o evento foram no sentido de que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva teria feito muito pela localidade, sobretudo na área da saúde, e que a então pré-candidata do PT seria a melhor opção para a continuidade da atual administração federal.
O mesmo ministro negou pedido do Ministério Público para multar o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, por suposta propaganda irregular realizada por meio de cartaz fixado na estação Sacomã do metrô de São Paulo.
O Ministério Público havia pedido a multa ao candidato e ao Metrô (Companhia Metropolitano de São Paulo), sob o argumento de que o cartaz, fixado desde janeiro deste ano, configuraria promoção pessoal de Serra e divulgaria mensagem capaz de “ferir a isonomia entre os candidatos à Presidência da República”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar