27 de janeiro de 2022

Trotes atrapalham serviço da Polícia

Os atendentes do telefone emergencial 190, da Polícia Militar do Amazonas, recebem, em média, três ligações por minuto, com relatos de ocorrências de diferentes naturezas, evitando situações perigosas, salvando vidas e orientando a população. Entretanto, o que deveria ser usado exclusivamente em situações de emergência, também tem sido utilizado de maneira irresponsável. Até setembro de 2021, de acordo com dados do Centro Integrado de Operações de Segurança, foram registradas 13.214 denúncias falsas. Número maior que todo o ano de 2020, quando foram registradas 10.257 ligações sem ocorrência. De acordo com o chefe de Operações Integradas da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, capitão Renan Libório, além de causar transtornos psicológicos a quem está dedicado a lidar com ocorrências graves, os trotes também tomam tempo dos profissionais de segurança e ocupam recursos, como quando ocorre o deslocamento de viaturas e unidades de emergência.

CANDIDATO?

O Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), reuniu ontem em um restaurante da capital 24 prefeitos do interior, para uma conversa sobre a conjuntura econômica. Imediatamente começaram as especulações de que ele poderia estar começando a articular uma candidatura a governador nas eleições de 2022.

HOMICÍDIOS

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas não registrou homicídios em Manaus nas últimas 24 horas. O dado consta nos relatórios do Centro Integrado de Operações, mas a estatística nacional mostra que aumentou em 38% o número de mortes violentas no Estado este ano, em relação a 2020.

BIOECONOMIA


O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas reuniu com a equipe da Agência de Cooperação Técnica Alemã para discutir projetos de capacitação de técnicos que atuam nos 62 municípios do estado. O objetivo é apoiar as famílias rurais com informação técnica e políticas de desenvolvimento rural, com foco na bioeconomia.

VIVA BAHIA


Buscando a formatação de um roteiro turístico entre Amazonas-Bahia, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas participou do evento “Viva Bahia – Do seu jeito, no seu tempo”, realizado pela Secretaria de Turismo da Bahia em Manaus. O evento reforça as tratativas entre as secretarias de turismo dos estados para a criação do voo direto entre as capitais.

DIGITAL


A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação alinhou os últimos detalhes para o lançamento da terceira edição da Feira do Polo Digital de Manaus. Considerado o maior evento de empreendedorismo da região Norte do país, a feira será realizada no período de 9 a 11 de dezembro, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, localizado no bairro Flores, zona Centro-Sul.

MEGA VACINAÇÃO

O Amazonas foi um dos seis Estados escolhidos pelo Ministério da Saúde para realizar, no sábado (20), a partir das 8h, a campanha nacional “Mega Vacinação” contra a Covid-19. As equipes de saúde estarão em 30 postos montados para aplicação, principalmente, da segunda dose e da dose de reforço do imunizante, na Arena da Amazônia, em Manaus. A dose de reforço será disponibilizada para pessoas a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, cinco meses. 

OLEIRO


A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas encaminhou para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação o detalhamento do projeto do Polo Oleiro, para compor o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia – 2020-2023. O objetivo das instituições é cadastrar as informações do plano na Plataforma +Brasil, do Governo Federal, para captação de recursos da União. 

O QUE É

O projeto do Polo Oleiro visa a criação do Distrito de Desenvolvimento Regional de Manacapuru e Iranduba e a viabilização do gás natural como matriz energética em substituição à queima de biomassa (como madeira, resíduos de serraria e papel). Segundo especialistas do Departamento de Recursos Energéticos da Arsepam, o gás natural tornaria o processo de produção mais ágil e sustentável, e agregaria valor ao produto final.

FRASES

“A maioria dos trotes são menores de idade ligando, conversas paralelas ao fundo, ruídos estranhos, e inclusive, assédios, onde pessoas ligam para assediar os servidores que trabalham no atendimento do 190”.” capitão Renan Libório, chefe de Operações Integradas da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, sobre os trotes

“Estou anunciando, muito provavelmente para o próximo mês de janeiro o concurso público para a guarda municipal.” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email