Pesquisar
Close this search box.

Troca de comando no CMA

Ocorre nesta sexta-feira (10), às 9h, a solenidade de passagem de comando do general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira ao colega Achilles Furlan Neto, novo comandante militar da Amazônia. Natural de Itapira (SP), o oficial estava exercendo o cargo de Comandante da 6ª Divisão de Exército, em Porto Alegre (RS). Incorporou às fileiras do Exército em 1978, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende-RJ. Foi declarado aspirante-a-oficial da Infantaria em 15 de dezembro de 1984. Na patente atual, desempenhou as funções de Comandante da Aviação do Exército, Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e chefe da 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército. A solenidade se inicia com a inauguração do retrato de Theophilo na Galeria dos Eternos Comandantes. Todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 serão seguidos durante a solenidade, que culminará com a formatura da tropa em homenagem ao oficial que sai e ao que chega.

LIMINAR

O desembargador Airton Luís Corrêa Gentil concedeu liminar à empresa Amazonas Energia suspendendo os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Amazonas, que iriam começar hoje. Ele entendeu que o requerimento que deu origem ao processo não delimitou o objeto da investigação. Os deputados prometem recorrer.

CONDENADO

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas decidiram por unanimidade acompanhar o voto do relator Abraham Peixoto Campos Filho e negaram ao ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, a revisão de sentença que o condenou a 10 anos e dois meses de prisão por crimes de exploração sexual e incentivo à prostituição.

INVESTIMENTO

A Águas de Manaus anunciou ontem que investirá mais de R$ 105,6 milhões na ampliação e modernização do abastecimento. A concessionária atuará em todas as zonas, levando água tratada e regular aos moradores da capital. Serão implantados 260 km de novas redes de água, o que deve beneficiar 116 mil manauaras. 

CONTAMINADO

O vereador Everton Assis (PSL), da Câmara Municipal de Manaus, foi internado no feriado com diagnóstico de Covid-19. Ele esteve em São Paulo, Curitiba e Brasília recentemente e havia a suspeita de que poderia ter contraído a variante Delta, mas já está se recuperando e deve receber alta nos próximos dias.

SEM ELEIÇÃO

A ex-deputada federal Rebecca Garcia decidiu que não vai disputar as eleições do próximo ano a nenhum cargo eletivo. Ela está sem partido desde que saiu do PP, no primeiro semestre deste ano, e chegou a ser convidada pelo ex-governador Amazonino Mendes a ser candidata ao Senado. 

PRÉVIAS

O pré-candidato à presidência da República nas prévias do PSDB, ex-prefeito de Manaus, ex-senador e presidente do partido no Amazonas, Arthur Virgílio Neto, confirmou durante o feriado da Independência que não vai abrir mão de fazer sua inscrição e participar das disputas internas do partido. Arthur Virgílio é um dos quatro pré-candidatos das prévias, juntamente com o senador pelo Ceará, Tasso Jereissati, e os governadores de São Paulo e Rio Grande do Sul, João Dória e Eduardo Leite, respectivamente.

VICINAIS

obras
Foto: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima (PSC) assinou ontem ordem de serviço do programa SOS Vicinais, no valor de R$ 9 milhões, para início de obras de manutenção, recuperação e conservação de vicinais em Manaus e em outros cinco municípios: Manacapuru, Itacoatiara, Humaitá, Boca do Acre e Manicoré – esse último, no distrito de Santo Antônio de Matupi.

EDITAL

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação e o Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação lançaram um novo edital de chamamento público para análise e seleção de Organizações da Sociedade Civil que tenham prática na realização de cursos profissionalizantes, formação e pré-aceleração de startups, além de outros projetos nas áreas da tecnologia e inovação. 

FRASES

“O varejo vai ter o melhor dezembro dos últimos tempos.” Luiza Helena Trajano, empresária

“Democracia implica na harmonia entre poderes.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), ex-prefeito de Manaus

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar