Trio ABC está forte de novo

Em 2006, o trio formado pelos então vereadores Ari Moutinho Filho, Bosco Saraiva e Chico Preto, que ficou conhecido como “o ABC de Eduardo Braga”, se desfez, depois que todos perderam a eleição para deputado federal e estadual

Em 2006, o trio formado pelos então vereadores Ari Moutinho Filho, Bosco Saraiva e Chico Preto, que ficou conhecido como “o ABC de Eduardo Braga”, se desfez, depois que todos perderam a eleição para deputado federal e estadual. À exceção do C, os outros dois se afastaram do então governador e se alinharam à oposição. Agora, os três dão a volta por cima e voltam a operar juntos. Indicado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado pelo próprio Braga, depois de uma reaproximação, o A ajuda agora os companheiros, trabalhando nos bastidores para que o B seja presidente da Câmara Municipal de Manaus e o C ascenda à presidência da Assembleia Legislativa.

Independentes

Apesar de não ter se afastado de Eduardo Braga quando este era governador, Chico Preto foi um dos primeiros a aderir ao PSD, quando o atual chefe Omar Aziz entrou no partido. Desta forma, o trio inteiro saiu da área de influência do senador, a quem seguiam desde que este, em 1997, rompeu com Amazonino Mendes e se alinhou a grupos de oposição. Só Ari Moutinho Filho ainda mantém estreito contato com o ex-chefe.

Ambição

Que ninguém se engane: o trio ABC tem enorme ambição pelo poder. Ao operar juntos para dirigir Câmara e Aleam, eles têm em mente algum movimento forte em 2014. Vale lembrar que Bosco foi vice na chapa de Amazonino em 2004, que acabou derrotada por Serafim Corrêa. E este ano Chico se posicionou como nome à disposição do governador Omar Aziz para a eleição municipal. Por isso, todos os caciques acompanham com lupa os movimentos dos três, que também foram secretários de Estado no governo Braga.

Disputa

Três nomes se articulam para assumir a Secretaria de Comunicação na prefeitura, a partir da posse de Artur Neto: os jornalistas Hemengarda Junqueira, Jacira Oliveira e Marcos Santos. Este último tem se esquivado quando consultado sobre o assunto, preferindo apontar a esposa, Tereza Cidade, como alternativa, já que foi assessora do prefeito eleito durante o mandato de senador.

Proposta

Convidado para uma conversa pelo governador Omar Aziz, o marqueteiro Jefferson Coronel apresentou há duas semanas uma proposta para assumir o marketing do Estado. Por isso, especulou-se que ele substituiria a jornalista Lucia Carla Gama na chefia da Agecom, na reforma administrativa que será promovida até o dia 10. A ideia, entretanto, é “segurar” o profissional para que ele não feche com Eduardo Braga, com quem também conversou.

Confirmado

O endocrinologista Fernando Mattos foi confirmado ontem na presidência da Unimed Manaus, em eleição que contou com a participação da maior parte dos cooperados. Ele não teve adversário. Seu desempenho no período de dois meses em que substituiu Asdrúbal Melo, que renunciou ao cargo, foi considerado exemplar pelos colegas, o que garantiu uma eleição tranquila. A chapa é formada apenas por médicos do primeiro time de profissionais do Estado.

Curiosidade

Entre as diversas providências que Fernando Mattos tomou no período de transição, uma descoberta curiosa: a administração anterior usava um fundo em espécie, destinado a remoções de urgência e providências emergenciais, para emprestar dinheiro e gratificar funcionários.
Desmandos

A mamata não apenas acabou, como também as gratificações pagas indevidamente, sem justificativas plausíveis, voltaram para os cofres da cooperativa. Muitos desmandos descobertos não virão a público para não prejudicar os cooperados, mas todos foram devidamente informados sobre cada providência tomada, por meio de mensagens eletrônicas.

Atendimento

Uma outra questão deve tirar o sono do novo presidente. A volta dos cooperados. Afinal, muitos médicos deixaram de atender pelo convênio, o que sobrecarregou outros, causando um verdadeiro caos. Consultas pela Unimed, dependendo da especialidade, só depois de meses de espera. Agora, com uma nova diretoria, existe a expectativa de que os cooperados retornem e o atendimento melhore.

Sem noção

Uma passageira perdeu o voo que a levaria ao Rio de Janeiro ontem à tarde e foi ao balcão da companhia tentar remarcá-lo para a noite, não sem antes consultar os preços via celular. No site da empresa, o trecho lhe custaria R$ 753,00. No balcão, entretanto, ela tomou um susto quando a funcionária informou que a mesma passagem sairia por R$ 3,1 mil. A cliente optou então pela compra via web e viajou sem problemas. Está faltando noção na aviação brasileira.
Explicação (?)

Curiosa, a mesma passageira retornou ao balcão depois de fazer o check-in e perguntou à funcionária a razão daquela diferença de preços. “É que aqui a gente estabelece o valor de acordo com a quantidade de vagas. Este voo só tem três lugares sobrando. Por isso o preço alto”, disse ela. É de se perguntar: o site não identifica o número de vagas?

Passa-passa

Por falar em valor de passagem, os empresários de ônibus em Manaus já apresentaram a fatura depois da eleição. Querem aumento de tarifa urgente. O prefeito Amazonino Mendes pulou fora. O prefeito eleito Artur Neto também. Agora, fala-se em decisão judicial. Se ela acontecer agora e a prefeitura não recorrer, o atual chefe sai ainda mais desgastado do mandato. Se ocorrer depois de janeiro e igualmente não houver recurso, vai parecer conluio e o novo chefe começa mal o mandato. Dilema à vista.

Ronaldo senador

Mal saímos de uma e muita gente já está de olho nas próximas eleições, em 2014. Sabe-se que até lá muita água ainda deve rolar. No entanto, o radialista e empresário da comunicação Ronaldo Tiradentes avisa aos quatro cantos que será candidato ao Senado da República, se caso o adversário for o senador Alfredo Nascimento. Propostas? Por enquanto, Ronaldo só tem uma: bater em Alfredo. Às águas vão rolar…

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email