Pesquisar
Close this search box.

Tribunais vão fiscalizar unidades de conservação na região amazônica

Uma força-tarefa, formada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e mais oito Tribunais de Contas da região, vai fiscalizar as unidades de conservação da Amazônia. A decisão foi tomada na quinta-feira (16), durante uma reunião, em Brasília, entre o ministro do TCU, Augusto Nardes, e os presidentes dos TCEs do Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará (tribunal municipal e estadual) e Tocantins.
A previsão estabelecida pelos conselheiros é de que esta auditoria coordenada entre os Tribunais de Contas alcance os demais órgãos de controle dos países que detêm a Amazônia, como Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Peru, Guiana e Suriname.
A iniciativa da força-tarefa partiu de uma conversa entre o TCE-AM (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas) e o TCU, segundo enfatizou o presidente da corte amazonense, conselheiro Érico Desterro.
Pelo cronograma estabelecido, na primeira etapa haverá um treinamento dos técnicos dos tribunais no TCU, envolvendo auditorias nas unidades de conservação da Amazônia. O foco é a governança ambiental das referidas unidades.
Após o curso em Brasília e as auditorias nas unidades, o próximo passo, de acordo com Érico Desterro, será encaminhar uma proposta do tema aos países amazônicos, para interação internacional.
O resultado do trabalho e da interação com os demais países serão debatidos em novo seminário internacional sobre o tema, que deve acontecer na capital amazonense em 2013, segundo adiantou Desterro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar