Pesquisar
Close this search box.

Treze mil saem da inadimplência em Manaus

Treze mil saem da inadimplência em Manaus

Em pouco mais de um mês a campanha “Limpe Seu Crédito e Faça Seu Nome Brilhar” ajudou cerca de 13 mil pessoas a colocarem as pendências financeiras em dia. É o que confirma o balanço prévio da ação divulgada pela CDL Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus). As vantagens e condições especiais de pagamentos que chegam até  60% tem atraído os inadimplentes. 

De acordo com a CDL Manaus, a média de valor das dívidas está 60% abaixo de R$1 mil reais. A campanha segue até o próximo dia 31 de dezembro. As negociações estão sendo realizadas diretamente nas lojas credoras, vale lembrar, que a empresa precisa está participando da campanha,  mais de 1,2 mil estabelecimentos aderiram. 

Dados sobre a inadimplência no Amazonas dão conta que mais de 380 mil pessoas estão negativadas.  O balanço prévio da campanha, neste primeiro mês, divulgado pela entidade, indica que a idade média dos endividados concentram  entre 18 a 25 anos, em sua maioria mulheres (55%).

A melhoria no crédito por conta da campanha é comemorada pelo auxiliar de loja, Diogo Oliveira, 28, que conseguiu quitar as dívidas e entra 2021 com o nome limpo. Ele destaca que é uma oportunidade para ambos, tanto empresa, quanto consumidor, “todos saem ganhando e são beneficiados. As facilidades nas negociações valem a pena”, conta ele enfatizando que aproveitou o pagamento do 13º salário para liquidar as pendências. 

O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, diz  que houve um número menor de pagantes em relação ao ano passado, que registrou 15 mil negociações no mesmo período, mas houve diminuição de devedores. “É um ano muito diferente. Nós tivemos uma inadimplência no primeiro momento menor, porque muitos segmentos estavam fechados. Tinham três categorias abertas, então as pessoas não podiam comprar ao mesmo passo que não podiam viajar. Veio um auxílio emergencial para muitos, mas  com valores diferenciados e quando tiveram acesso ao benefício, as que puderam foram às compras. Com isso a inadimplência ficou bem baixa, depois subiu um pouco e agora, com o salário mais estendido por conta do 13º salário, as pessoas estão um pouco mais preparadas para adquirir um bem ou comprar presentes”. 

É o caso da enfermeira Giovana Matos, que esteve equilibrando as dívidas durante a pandemia e agora respira mais aliviada e disposta a comprar. “Consegui manter meu nome limpo durante esse ano porque eu gastei somente com o essencial. Tive gastos com supermercado e contas básicas como água, luz e aluguel. O restante eu estava guardando para uma emergência, mas eu consegui equilibrar os gastos em consequência não fiz dívidas. Me poupei para as compras de fim de ano. Comprar presentes, investir na ceia e na decoração do Natal”, diz ela .

Esse comportamento da enfermeira é o termômetro para as projeções do comércio neste fim de ano, que segundo Ralph Assayag deve refletir no bom desempenho do setor. “As pessoas estão preparadas para comprar. As lojas deverão ter um bom resultado de vendas. A gente já vê uma movimentação dentro dos bairros e Centro. Eu espero que o mês de dezembro complemente igual ou um pouco maior que o mês de novembro. Tivemos a princípio na inadimplência um resultado bastante equilibrado para o anunciado do início do ano que seria um ‘terror’absoluto”.

Como quitar

Conforme a CDL-Manaus, se o  cliente não souber em qual empresa o nome está restrito, pode ir até a CDL fazer a consulta de balcão para identificar qual a loja e se está participando da campanha. Com um espelho de informações, o consumidor é direcionado até o estabelecimento para verificar as vantagens disponíveis para as negociações que vão de 10% até 60%. Para saber quais lojas estão participando eles podem entrar em contato através do número 3627-2855.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar