Pesquisar
Close this search box.

Tradição e culinária das arábias

Tradição e culinária das arábias

A culinária árabe é rica e variada, além de muito gostosa. Este é um dos motivos do sucesso do Restaurante Sarah Cozinha Árabe há 36 anos. Tudo começou com Sofia, mãe de Sarah, que se tornou mãe de Tatyana, que agora, junto com o irmão Moisés, não deixa morrer as tradições da comunidade árabe, em Manaus, uma das mais antigas da cidade. Os sírios-libaneses chegaram à capital amazonense em fins do século 19, e foram trabalhar principalmente como regatões pelos rios da região, mas trouxeram junto sua rica cultura e culinária.

“Servimos mais de 18 pratos, entre eles: coalhada seca, tabule, quibe assado e quibe cru, homus de grão de bico, beirute de filé e beirute de frango, esfiha, carneiro guisado ao vinho, kafta na brasa e kafta de forno, mjadra (arroz com lentilha), maxixe recheado, entre outros”, listou Tatyana.

Para quem quiser um pouco de cada, dois combos: o de recheados (charuto de couve e repolho, berinjela e pimentão), e o de pastas com babaganoush (pasta de berinjela).

O Restaurante Sarah é o mais antigo restaurante de comida árabe de Manaus, com Tatyana e Moisés assumindo a direção sob o olhar de Sarah, mantendo as tradições, mas lançando novidades.

“Abrimos de segunda a sábado, das 11h às 23h, servindo almoço, lanche da tarde e jantar e a novidade é a ampliação do delivery. Quintas, sextas e sábados temos rodízio à noite. Aos domingos não abrimos o restaurante, mas o delivery funciona normalmente como durante a semana. E quem pede delivery ainda participa de promoções”, adiantou Tatyana.

Além do farto cardápio, o Restaurante Sarah disponibiliza dois shows para seus clientes: na sexta-feira a ‘Sexta-Retrô’, com o DJ João Cury, um dos grandes nomes barés da ‘era disco’, tocando músicas que marcaram nas décadas de 1970, 80 e 90, e no sábado a famosa ‘Dança do Ventre’, única em Manaus.

Para quem desejar passar alguns momentos como se estivesse num palácio das mil e uma noites, o restaurante está localizado na rua São Luiz, 386, Adrianópolis. Informações e delivery: 9 8173-8848.

Lucinha, a caboclinha

Às 15h, quem quiser curtir um bate-papo com muita MPB poderá acompanhar a live da cantora Lucinha Cabral através do canal, no YouTube, da Contém Dança Cia. Lucinha Cabral, a caboclinha, é personagem clássica no meio artístico manauara. Além de cantora, Lucinha também é compositora, artista plástica e violinista. O canal Contém Dança Cia. vem realizando, semanalmente, lives com personagens do meio artístico local. Desta feita a mediação será feita por Amanda Pinto.  

Três em um

Três em um, ou três eventos, numa mesma noite e num mesmo local, é o que vai acontecer no Cervantes Bar (Largo de São Sebastião), das 16h às 22h com o multiartista Marcos Ney, que irá expor 14 telas na exposição intitulada ‘Sombras do Rio Negro’ ao mesmo tempo em que lança seu terceiro livro ‘Sindicato dos pés inchados’, de prosa e poesia. Completando a noite, a exibição do filme ‘Como explodir caixas eletrônicos’, baseado num fanzine de Marcos. No filme ele é o principal e único ator.

Jaraqui com muita arte

O Espaço Cultural Jaraqui Psicodélico convida os artistas, de todas as linguagens, para uma exposição literária, visual e musical num encontro que promete ser um grito poético. O Jaraqui Psicodélico está localizado na av. Constantino Nery, 384, bem ao lado do T1 e o encontro terá início às 17h. Os participantes podem levar seus fanzines, livros, desenhos, pinturas, artesanato e instrumentos musicais. No espaço também é disponibilizado um variado cardápio e cerveja gelada.  

Palestra franca e aberta

Para aqueles casais que estão ‘meio de banda’ um com o outro, ou mesmo para aqueles onde tudo é amor, a Nova Igreja Batista promove mais um evento ‘Encontro de Casais’, cujo lema desta feita é ‘Resgatando a alegria’. O ‘Encontro’ terá início às 20h na Nova Igreja Batista da av. Torquato Tapajós. A característica destes eventos promovidos pela NIB é a palestra promovida pelos pastores ser franca e aberta, exatamente para os casais perceberem onde estão errando no relacionamento e buscarem uma solução.

Celebrando a vida

Também às 20h, outro evento evangélico, um show, acontece no sambódromo, o Celebra Manaus 2020 – Celebra a vida, celebra Jesus. Participarão Isadora Pompeo, Isaías Saad, Thalissa Faleiro (Ministério Thalissa Faleiro), apóstola Renê Terra Nova, pastor Ezequiel Oliveira, Casa Worship e o DJ Felipão (Sim Nas Alturas). O Celebra Manaus 2020 está sendo organizado pela 2V Produções e os ingressos já estão à venda através do site www.aloingressos.com.br. Outras informações: 9 9609-2387.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar