Pesquisar
Close this search box.

TRABALHO – Prefeito solicita relatório de secretários

O prefeito Arthur Virgílio Neto solicitou, na manhã desta terça-feira (8), um relatório sobre as ações dos órgãos nos primeiros 15 dias de governo e o planejamento para os próximos 85 dias. Arthur disse ainda que assina, à tarde, o decreto que regulamenta a circulação de carretas nas principais vias da cidade. As informações foram dadas após reunião com o secretariado, no Palácio Rio Branco, Centro.
“Pedi um resumo do que foi feito pelas secretarias até agora e o planejamento do que será feito, dentro do Plano Emergencial dos 100 dias”, afirmou o prefeito.
Arthur ressaltou que o encontro semanal com os secretários será permanente na gestão dele. “Já está virando uma boa rotina. Os secretários colocam os problemas que possam interessar a outras pastas, para nós criarmos essa sinergia que, a meu ver, será responsável por um governo eficaz”, disse.

Regulamentação

O decreto que regulamenta a circulação de carretas nas principais vias de Manaus, segundo Arthur, já foi entregue pelo titular da SMTU/Manaustrans, Pedro Carvalho, está passando por alguns ajustes e deverá ser assinado por ele esta tarde.
Com relação ao abastecimento de água na cidade, o prefeito disse que está buscando entendimento a respeito do Programa Águas para Manaus (Proama) e que a prefeitura também aguarda da concessionária Manaus Ambiental respostas sobre alguns pontos como tarifa social, ligações de famílias carentes e demonstrativo de investimentos para os próximos anos.
Arthur informou que, durante a reunião, também foi consolidado o Conselho Gestor, que será coordenado pelo vice-prefeito e secretário Municipal de Infraestrutura e Habitação, Hissa Abrahão. “É a questão de que todas as obras das demais secretarias terão que ser feitas via Seminf”, explicou.
Balanço
O prefeito declarou que cada pasta tem apresentado progressos, mas destacou que a administração municipal evoluiu bastante na limpeza pública nesses primeiros oito dias. “Ainda existe certa desconfiança da população na coleta. A população está desabituada a conviver com uma coleta regular, então acaba colocando o lixo na hora que quer. Quando há confiança plena na coleta, as pessoas só vão colocar o lixo em determinado horário”, disse.
Haverá um trabalho de fiscalização no Centro em relação à destinação do lixo, em parceria com lojistas e associações de catadores de lixo reciclável. “Nós não vamos poder ficar quatro anos eles sujando e nós limpando, enquanto dá pra fazer uma coleta organizada, acondicionando o lixo, permitindo que os catadores façam dentro das lojas a coleta seletiva”, disse o prefeito.
As associações de catadores também vão receber atenção especial da prefeitura. “Nós temos compromisso, com os catadores, de construir galpões nas seis zonas da cidade. Eles precisam desse galpão para desenvolver o trabalho deles, eles podem ter um trabalho social e também econômico relevante”, afirmou.
De acordo com o prefeito, o secretário Municipal de Educação Pauderney informou que, no ano passado, mais de 3 mil alunos não tiveram aula; o secretário Municipal de Saúde Evandro Melo anunciou que vai levar as carretas da saúde da mulher e odontológica para as zonas rural e ribeirinha; e que o secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer Fabrício Lima se reunirá, nesta sexta-feira(11), com os atletas que serão beneficiados pelo programa Bolsa Atleta.
“Tanto na saúde quanto na educação, teremos inauguração de unidades dentro de pouquíssimo tempo. Estamos fazendo correção de rumos, definindo o que vai acontecer nas obras da Ponta Negra”, declarou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar